Você sabe como funciona um repetidor de sinal de celular?
Repetidor de sinal de celular
Você tem uma propriedade rural localizada longe das cidades? Então provavelmente você encontre diariamente problemas relacionados ao uso da telefonia móvel! Que tal adquirir e usar um repetidor de sinal de celular para melhorar esse sinal?
Basicamente, um repetidor de sinal de celular é usado para amplificar e repetir o sinal oferecido pelas operadoras, permitindo melhora desse sinal, principalmente em ambientes onde há muitas barreiras (físicas, naturais, eletromagnéticas) ou pela longa distância entre a ERB (estação rádio-base) da operadora e o local que se deseja melhoria deste sinal, como pode ser o caso da sua propriedade rural.
Você sabe como funciona um equipamento repetidor de sinal de celular? Quais as medidas que você deve tomar para não errar na escolha do tipo e da potência deste equipamento?
Tenha essas informações e muito mais neste texto. Acompanhe!
O que é um repetidor de sinal de celular? Onde são aplicados?
Segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 2017, somente 41% das propriedades rurais no Brasil têm acesso à internet.
Ainda sobre a pesquisa, 63% dos entrevistados indicaram que a conexão é realizada via celular, sendo que 21% apontaram não acessar a rede por causa da indisponibilidade de sinal.
Para esses locais, geralmente mais afastados, podem ser aplicadas muitas soluções complementares que potencializam o sinal, como antenas de celular, amplificadores, além dos famosos repetidores de sinal, que tem grande importância para o uso do celular no campo.
Dessa forma, o repetidor de sinal de celular é representado por uma tecnologia que tem a função de repetir e amplificar o sinal de uma ou mais operadoras de celular, fazendo com que ele “chegue mais longe”.
Principais aplicações dos repetidores de sinal de celular
Os repetidores de celular costumam ser aplicados em qualquer local onde o sinal será prejudicado pela presença de diferentes barreiras, que podem ser físicas, naturais ou eletromagnéticas. Também são utilizados em razão da longa distância que pode existir entre a ERB da operadora e a localidade que se deseja a presença do sinal de celular.
Assim, entre os ambientes e cenários mais indicados para uso do repetidor de sinal de celular pode-se citar:
Pequenos ambientes: o receptor melhora o nível de recepção de sinal das operadoras no interior de casas, apartamentos, escritórios, estabelecimentos comerciais e demais áreas onde o sinal é prejudicado por barreiras e/ou longas distâncias entre a torre da operadora e o ponto que deseja a presença do sinal.
Médios e grandes ambientes: o receptor de sinal de celular será uma boa solução para melhorar a qualidade da comunicação e potencializar a cobertura em variados ambientes como empresas, galpões ou locais onde o sinal do celular é afetado por diferentes bloqueios, caso de barreiras naturais ou construções (grandes prédios).
Zona Rural: devido às longas distâncias entre o dispositivo móvel e a torre da operadora, os repetidores de sinal de celular são bastante utilizados em fazendas, sítios e chácaras que necessitam do sinal para a realização de diversas tarefas e atividades.
Como funciona um repetidor de sinal de celular?
O funcionamento de um repetidor de sinal de celular é bastante simples. Para isso, há a necessidade de adoção de três equipamentos primários, sendo:
- Antena coletora, também chamada de antena de recepção, que fica na área externa de uma casa ou galpão, de preferência sem obstáculos no percurso;
- Um amplificador de sinal full duplex (bidirecional);
- Uma ou mais antenas servidoras, que funcionam como antenas de transmissão que ampliam o sinal para aparelhos receptores, como o seu celular.
Com uma antena coletora corretamente posicionada e em local estratégico, o sinal oferecido pela operadora será recebido e, através de um cabo, será enviado para o repetidor. Este, por sua vez, amplifica o sinal e, através de um cabo de saída, o envia para uma antena servidora.
Essa antena servidora terá a função de dispersar o sinal, amplificando-o para a área desejada.
Como não errar na escolha do repetidor de sinal de celular?
Como vimos, o funcionamento de um repetidor de sinal de celular é simples, mas traz importantes benefícios. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados iniciais para não errar na escolha do equipamento repetidor.
Assim, há basicamente três pontos bastante importantes que você deve considerar no momento da escolha daquele repetidor de sinal de celular que atenda às suas necessidades. São eles:
1. Existe algum sinal a ser amplificado nas proximidades do local?
Esse ponto parece óbvio. Mas, por vezes, esse detalhe pode ser esquecido ou até mesmo negligenciado. Em resumo, nada adiantará você comprar o melhor repetidor de sinal de celular se não há um sinal a ser amplificado na região.
2. Qual a frequência do sinal a ser amplificado?
Cada operadora opera em uma faixa de frequência específica. Por isso, é necessário que as antenas e o repetidor escolhido correspondam à faixa da operadora escolhida, caso contrário o usuário pode ter uma grande frustração.
Dessa forma, é sempre recomendável saber qual é a frequência de operação dá(s) operadora(s) desejada(s) ou que operam na região para, somente depois, escolher aquele repetidor de sinal que se adéque às necessidades.
3. Qual a área de cobertura que o repetidor deve cobrir?
Assim como ocorre com a questão anterior, antes de escolher um repetidor de sinal e sua respectiva potência, é preciso saber qual deve ser a área de cobertura que esse equipamento deve cobrir.
É necessário também considerar antes da compra do equipamento repetidor, questões como o relevo do local ou se existem materiais que possam isolar, ou atrapalhar a dispersão e a abrangência do sinal.