Sinal de celular na área rural: tecnologias para estar sempre conectado

Sinal de celular na área rural: conheça as tecnologias para estar sempre conectado

Sinal de celular na área rural

Estamos vivendo em um ambiente em que a tecnologia evolui dia após dia. É o caso da comunicação, que se torna muito mais prática e instantânea, inclusive com ampliação da presença de sinal de celular na área rural, que chega às regiões mais distantes do país.

A presença de sinal de celular na área rural nunca foi tão grande quanto nos últimos anos. Prova disso é que, segundo o Censo Agropecuário 2017, o acesso à internet cresceu 1.900% na zona rural brasileira, quando em comparação com o Censo de 2006.

As principais razões da popularização dos celulares nas propriedades rurais estão relacionadas às necessidades do produtor na adoção de diferentes tecnologias para o ambiente rural.

Neste post, explicaremos quais são as principais tecnologias que fazem o sinal de celular chegar na área rural e como cada uma delas contribui com o uso da tecnologia por parte de produtores rurais.

 

O sinal de celular está cada dia mais próximo da área rural!

Depois de muitas décadas de baixa representatividade do sinal de celular no campo, os últimos anos mostram que, pela primeira vez, quase metade da zona rural brasileira está conectada.

Essa constatação é um dos resultados de um recente estudo realizado pela TIC Domicílios. Segundo o estudo, no ano de 2018, 49% da população rural disse ter acesso à rede mundial de computadores, acima dos 44% registrados em 2017.

Outro dado bastante interessante mostra o percentual de domicílios na zona rural com diferentes tecnologias para acesso à internet. Em 2008, 33% das casas tinham acesso discado; em 2013, esse número já caiu para 7%; já em 2018, não passa de 1%.

Em contrapartida, o acesso via satélite e via modem ou chip 3G ou 4G, que nem apareciam nas pesquisas em 2008, 10 anos depois estavam em 15% e 34% dos domicílios rurais do país, respectivamente.

Esses números mostram que tivemos um expressivo crescimento na oferta de sinal de celular na área rural, mas, mesmo assim, há ainda muita margem de crescimento, visando levar internet para o maior número de moradores e trabalhadores rurais do país.

Aí que entram as tecnologias disponíveis que ajudam o sinal de celular a chegar em todas as áreas rurais do Brasil, como veremos a seguir.

Principais tecnologias para ter sinal de celular na área rural

A tecnologia para a chegada do sinal de celular na área rural se renova constantemente, principalmente com a implantação das chamadas “gerações” de transmissão, que tem, rapidamente, evoluído nos últimos anos.

Da mesma forma que nossos aparelhos celulares evoluíram e passaram a ter outras funções, o uso da tecnologia, para fazer o sinal chegar às fazendas, sítios e demais propriedades rurais, também se modificou, sendo alvo de novos projetos e formatos inovadores.

As já tradicionais redes de telefonia celular, compostas por torres de telecomunicações e antenas instaladas em áreas mais altas ainda são bastante importantes, mas começam a ganhar concorrentes de peso.

Na atualidade, novas opções em tecnologia vem sendo desenvolvidas e aprimoradas a ponto de acompanhar as mudanças e demandas de uma sociedade rural cada vez mais conectada, principalmente diante da agricultura 4.0 e da agricultura de precisão, que tendem a rapidamente se popularizar no país.

Entre as principais tecnologias, podemos citar:

  • Mini-antenas (Small cells);
  • Satélites;
  • Radiofrequência.

 

Mini-antenas (Small cells)

Na atualidade, as convencionais torres e antenas de transmissão e repetição do sinal ainda são bastante usadas, porém seu alto custo de instalação e manutenção podem fazer com que sua utilização seja reduzida.

Assim, para reduzir os custos operacionais e otimizar a distribuição do sinal, as operadoras celulares começam a investir em small cells (mini antenas). Estas podem ser anexadas em estruturas menores e móveis, sendo bastante versáteis e dinâmicas, principalmente quando são comparadas as infra estruturas convencionais. 

Banda Larga via satélite

A oferta de sinal de celular na área rural também começa a ser efetuada de forma mais significativa por satélites, porém com baixa eficiência, por conta de nuvens e temporais que possam ocorrer no local. Muitas são as operadoras e empresas de telecomunicações que têm investido mais nesta tecnologia capaz de fornecer acesso à internet e cobertura celular nas áreas mais remotas da área rural do país.

O uso de satélites para oferecer banda larga às áreas rurais entregam uma conexão com média estabilidade, sendo limitada, por conta de franquias cobradas, para atender às necessidades de moradores e produtores rurais.

O investimento em satélites tende a ser maior, mas, mesmo assim o custo desta tecnologia é comparativamente inferior ao custo que seria levar para essas regiões a infraestrutura necessária para que o sinal chegue ao campo.

Além dessa questão, o sinal de celular via satélite consegue cobrir diversas regiões ao mesmo tempo, tornando a conexão estável, tanto para as operadoras quanto para os usuários, que tendem a pagar valores mais reduzidos para contratar o serviço.

Essa conexão mais estável pode ser obtida também com a adoção de repetidores de sinal de celular. Estes, quando utilizados de forma eficiente nas propriedades rurais, ajudam a fazer o sinal de celular chegar ainda mais longe. 

Sinal de celular via radiofrequência

A Internet via rádio é uma forma de transmissão de internet banda larga feita por meio de ondas de rádio, sendo desenvolvida principalmente para regiões onde a distância, o relevo ou até o interesse comercial impedem a chegada de cabos.

A transmissão de sinal de celular na área rural é muito semelhante à internet via satélite, só que ao invés do sinal ser enviado por satélite para uma antena na propriedade rural, ele é enviado por ondas de radiofrequência de uma torre que está no chão e não no espaço.

Uma vez recebido o sinal pela antena, ele é transferido via cabo para um repetidor de sinal de celular que distribuirá o sinal com maior abrangência, disponibilizando tanto a comunicação via voz quanto dados (internet).

 

Starlink. Uma iniciativa inovadora de Elon Musk

Além dessas tecnologias que estão se popularizando entre propriedades rurais, um inovador projeto, que visa criar um sistema de comunicação global via internet banda larga, vem sendo desenvolvido pela empresa SpaceX, criada pelo empreendedor Elon Musk

Esse projeto, conhecido como Starlink, visa criar uma verdadeira “constelação de satélites” de baixo custo e alto desempenho que vão fornecer banda larga de alta velocidade para quase todo o mundo.

Diante das informações apresentadas, vê-se que, independente da inovação tecnológica adotada, a oferta de sinal de celular na área rural trará significativos avanços em conectividade no campo, contribuindo com a melhora da comunicação entre as pessoas residentes na área rural e com o maior uso das tecnologias relacionadas à tão famosa agricultura 4.0.

Você está buscando melhor sinal de celular na área rural da sua propriedade?

Então faça agora mesmo um estudo de viabilidade do sinal específico para sua região.

Deixe um comentário

Notícias Recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.