Tecnologia no sítio: como implementar?
A tecnologia está revolucionando a vida e a forma de consumo da sociedade, e não é diferente quando se pensa no campo. Ao utilizarmos tecnologia no sítio, conseguimos mais eficiência e melhores números de produção para atender à demanda crescente de alimentos.
A população mundial está crescendo. Buscar soluções para entregar alimentos e insumos básicos no campo é um desafio do futuro, mas que começa hoje. Sabe qual é a melhor forma de se manter preparado para essa evolução? Entender o poder de expansão e os benefícios da implementação da tecnologia no sítio.
Quer saber mais sobre como implementar com sucesso a tecnologia no sítio? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!
A evolução da tecnologia no sítio
Até pouco tempo atrás, pensar em produção rural no campo ou no sítio era sinônimo de métodos antiquados e pouco tecnológicos. A produtividade não era um dos fatores essenciais. E as produções muitas vezes consumiam recursos que iam além do necessário para o negócio.
Com a evolução da sociedade, esse cenário mudou: a tecnologia no sítio já é uma realidade. Ela vem permitindo que donos de agronegócio entendam a cultura de transformação digital no campo.
Métodos ineficientes de produção, como a pecuária extensiva, estão sendo substituídos por soluções mais eficientes, apostando em tecnologia e inovação. Há também ótimos exemplos de evolução no que se refere à tecnologia no sítio. A agricultura de precisão e a convergência de informações externas para potencializar decisões estratégicas são dois deles.
Como implementar a tecnologia no sítio?
Existem algumas formas básicas de começar a implementar hoje a tecnologia no sítio. Assim, você já se prepara para entregar mais eficiência no agronegócio. Algumas aplicações fazem a diferença na vida do agricultor. Elas transformam a visão do negócio e a tomada de decisões estratégicas para o futuro da produção.
Tenha um sinal de celular de qualidade no seu agronegócio
Essa é a primeira dica para fazer com que a tecnologia no sítio se torne uma realidade. E ela permite também a adoção de outras soluções inovadoras. Uma conexão de qualidade no agronegócio é de vital importância para se manter informado, conectado, e tomar decisões mais rapidamente.
Assim, o primeiro passo é realizar um estudo de viabilidade e decidir qual o melhor equipamento para a sua necessidade. Celulares, computadores, sensores e demais dispositivos de controle podem ser instalados em seguida, aproveitando esse novo cenário de conexão de qualidade.
Utilize a energia solar
A energia solar é mais uma forma de aplicar a tecnologia no sítio e implica a adoção de outras soluções. Esse investimento é o ideal para garantir um fornecimento de energia elétrica de longo prazo. Inclusive, o retorno acontece em curto ou médio prazo.
Um sistema de geração de energia solar costuma durar em média 25 anos, e o custo é pago entre 5 e 7 anos. Ou seja, o dono do agronegócio terá energia sem custos por até 20 anos!
Além de consumidor, o agricultor pode se tornar fornecedor para a concessionária local, gerando créditos de consumo. Esses créditos podem ser utilizados para abater a conta de luz em outros locais.
A robótica e a automação no campo
Sinal de celular de qualidade: disponível. Suprimento constante de energia elétrica: implementado. Agora, o dono do agronegócio pode começar a apostar em mais soluções de tecnologia. A robótica é um ótimo exemplo para melhorar ainda mais o controle do local.
Sensores podem ser espalhados pelo terreno, medindo variáveis importantes – como temperatura, umidade e crescimento da produção. Máquinas agrícolas autônomas podem assumir tarefas e serem acionadas sem a necessidade de interação humana.
Todos os dados são analisados e enviados ao dono do agronegócio, onde quer que ele esteja. Assim, pode-se ter um controle muito mais eficiente e constante das informações, sem a necessidade de presença física. O acompanhamento da produção também permite ações estratégicas melhores, com o contato direto com clientes e fornecedores.
Saiba mais!
Os impactos da aplicação da tecnologia no sítio são significativos e demonstram a capacidade de evolução do agronegócio. Permitem muito mais eficiência e produtividade ao investir em soluções que preparam o ambiente para a transformação digital.
Quer saber mais sobre como aplicar a tecnologia no sítio? Continue acompanhando as publicações no blog da Bit Electronics!