saiba-quais-sao-os-impactos-da-agricultura-5
A agricultura 5.0 no agronegócio tem sido implementada no Brasil através de muitas tecnologias e inovações para o mercado agrícola. Pode-se citar o uso da inteligência artificial, que contribui para o aumento de produtividade no campo. Ou seja, está ocorrendo a digitalização da agricultura tradicional com o auxílio das mais recentes ferramentas da ciência da computação. Essa área possui técnicas que podem ser utilizadas para um eficiente crescimento agrícola. Nesse contexto, vamos apresentar alguns impactos da agricultura 5.0 no agronegócio brasileiro. Continue acompanhando a nossa publicação e fique por dentro!

A agricultura 5.0 no agronegócio brasileiro

As várias tendências globais estão influenciando a segurança alimentar e a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Vejamos a estimativa da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura). Segundo a instituição, a população mundial deverá crescer para quase 10 bilhões até 2050, impulsionando ainda mais a demanda agrícola. Nesse sentido, as práticas agrícolas tradicionais estão sendo aprimoradas e modificadas. Essa evolução ficou por conta da automação e da introdução de soluções tecnológicas escaláveis ​​modernas. Esses recursos:
  • reduzem os riscos;
  • aumentam a sustentabilidade;
  • fornecem embasamento para decisões preditivas, a fim de tornar a agricultura mais produtiva.

Big data transforma a agricultura tradicional em agricultura 5.0 no agronegócio

As tecnologias avançadas fazem a transição para uma agricultura 5.0 no agronegócio cada vez mais inovadora, dispondo de ferramentas como:
  • orientação por GPS (sistema de posicionamento global);
  • drones;
  • mapeamento por satélite;
  • sensores remotos;
  • tecnologias para o plantio, a irrigação e a fertilização.
A integração desses instrumentos nas práticas agrícolas gera grandes quantidades de dados (big data) durante o processo produtivo. Para os produtores rurais, esses dados aprimorados podem ser um ativo valioso, é claro. Mas também consistem em volumes muito altos de dados brutos que não são úteis. Mesmo assim, à medida que a ciência de dados e as interfaces evoluem, vemos como a agricultura se tornou orientada por esses dados. A tecnologia de big data facilita a tomada de melhores decisões quanto à agricultura 5.0 no agronegócio – em termos de produção, aquisição, gestão humana e financeira etc. Por exemplo, dados em tempo real fornecem informações sobre as características do solo ou as condições climáticas. Eles ajudam os produtores rurais a tomar decisões imediatas e agir com eficiência.

A inteligência artificial complementa o big data

Os dados brutos requerem análise para que tenham valor. Deve-se considerar o tamanho e a complexidade do big data quando não pode ser tratado pelos sistemas tradicionais de processamento de dados. Assim, a inteligência artificial, por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, foi projetada para extrair valor significativo do big data. Na agricultura 5.0 no agronegócio, a inteligência artificial está sendo aplicada principalmente para aumentar a produtividade. Das aplicações de IA desenvolvidas na agricultura, pode-se citar:
  • algoritmos de previsão de rendimento usando dados climáticos e históricos;
  • algoritmos de reconhecimento de imagem para detecção de pragas e doenças em plantas;
  • robótica para colheita de culturas – por exemplo: robôs autônomos de IA podem colher produtos com maior capacidade e a uma taxa mais rápida do que o trabalho humano.
Especialistas acreditam na implantação de ferramentas digitais de apoio à decisão do produtor rural. A análise de big data e a inteligência artificial podem melhorar a produtividade agrícola de várias maneiras – incluindo previsão climática, previsão de rendimento, seleção de culturas e manejo de doenças/pragas. Contudo, os benefícios das tecnologias de big data provavelmente serão usufruídos, por um tempo, por nações capazes de fazer investimentos iniciais substanciais. A tendência é que o big data e a IA desempenhem um papel de liderança na melhoria da segurança alimentar global. Dessa maneira, ajudarão a reduzir perdas e a aumentar os rendimentos da propriedade rural.

Saiba mais!

Cabe destacar que o Brasil pode prevalecer na agricultura 5.0 no agronegócio e se manter competitivo no mercado internacional. Para isso, é preciso resolver alguns problemas estruturais – principalmente os relacionados à conectividade no campo e a uma melhor capacitação da mão de obra. Nosso artigo inspirou você a fazer algumas mudanças em sua propriedade? Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post e continue acompanhando nosso blog! Fique por dentro de outras novidades importantes para agregar as tecnologias ao seu agronegócio! Até a próxima!

Deixe um comentário

Notícias Recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.