quanto-custara-a-internet-5g
As operadoras globais começaram a lançar novas redes de internet 5G no início de 2019. Além disso, todos os principais fabricantes de telefones já estão comercializando aparelhos com essa tecnologia. Em breve, ainda mais pessoas poderão ter acesso à conexão 5G.  O objetivo é iniciar a construção da rede sem fio de 5a geração no país. À medida que a linha do tempo de lançamento do 5G avançar, mais smartphones e assinaturas de operadoras ficarão disponíveis. Dessa forma, a internet 5G e os dispositivos compatíveis com ela se tornarão mais populares. Cabe destacar que foi realizado em novembro de 2021 o tão esperado leilão do 5G no Brasil. Aliás, somos o primeiro país da América Latina com internet 5G. O leilão nos colocou em destaque no mercado internacional de telecomunicações, gerando grande interesse de muitos outros países. A tecnologia 5G promete velocidades mais rápidas ao acessar a rede e capacidade de conectar mais dispositivos à internet. Quer saber mais sobre a internet 5G? Continue acompanhando a nossa publicação e fique por dentro!

O que é internet 5G? 

Simplificando, o 5G é a 5a geração de rede de dados sem fio. Você provavelmente está familiarizado com o uso do 5G para descrever melhor comunicação móvel e internet mais veloz. E não está errado! A rede 5G usa frequências de rádio diferentes daquelas utilizadas pelas gerações anteriores. Assim, visa a fornecer velocidades de dados mais rápidas e com muito menos atraso do que as do 4G.

Quais são os fundamentos da internet 5G? 

Como dito, a tecnologia de ondas milimétricas da internet 5G usa frequências muito mais altas do que as das gerações anteriores. Por consequência, fornece velocidades e conexões muito mais rápidas. Mas isso tem um preço: os dados não percorrem a mesma distância que os do 4G e têm problemas com obstruções. Para combater o problema, há duas soluções. A primeira, a tecnologia “midband”, oferece velocidades médias entre 300 e 400 megabits por segundo. Nesse sentido, aumenta a área de cobertura alcançada pela onda milimétrica. Por fim, o 5G de banda baixa oferece um alcance semelhante ao do 4G, mas com uma velocidade que fica entre 100 e 200 Mbps. A internet 5G também pode fornecer latência muito menor para uma resposta mais imediata. A experiência geral do usuário seria mais uniforme, e as taxas de dados permaneceriam consistentemente altas – mesmo quando os usuários estivessem se movimentando. 

Onde o 5G está sendo usado?

De modo geral, a internet 5G é usada em três tipos principais de serviços conectados:
  • Banda larga móvel aprimorada.
  • Comunicações de missão crítica.
  • IoT (Internet das Coisas).
Um recurso definidor do 5G é que ele foi projetado para compatibilidade futura – a capacidade de oferecer suporte flexível a serviços futuros, ainda desconhecidos hoje.

Quanto custará o acesso à internet 5G?

Não se sabe ao certo de quanto deverá ser o investimento para os usuários finais. Contudo, estima-se que, na Europa, os custos de instalação da nova infraestrutura de antenas 5G somarão entre 300 e 500 bilhões de euros. Estimativas iniciais de uma das operadoras indicam que esses planos para os consumidores custarão mais caro do que a internet 4G. Os preços estarão na faixa de ao menos R$ 250 por mês para faturas pós-pagas e com restrição de uso de dados. O acesso ao 5G nacional seguirá os valores internacionais até que a massificação do serviço derrube o preço de chips e aparelhos. Hoje, essa é uma das principais barreiras de acesso ao serviço. A internet 5G promete uma revolução. Caso todas as funcionalidades da tecnologia de 5a geração sejam implementadas no país, ela deve aumentar o PIB do Brasil. Ele crescerá R$ 6,5 trilhões até 2030, segundo estudo da Omni – consultoria especializada em telecomunicações.

Saiba mais!

Essa proliferação da internet 5G em breve irá além da mobilidade para transformar indústrias em todo o mundo. As implantações de 5G afetarão de forma positiva praticamente todos os setores, inclusive os da agricultura e da pecuária. Nosso artigo inspirou você a fazer algumas mudanças em sua propriedade rural? Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post e continue acompanhando nosso blog. Fique por dentro de outras novidades importantes para agregar as tecnologias à sua propriedade. Até a próxima!

Deixe um comentário

Notícias Recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.