A energia solar para o agronegócio é uma ótima forma de garantir o fornecimento energético para os mais diversos equipamentos. Proporciona a qualidade na operação mesmo em ambientes onde a concessionária local não consegue atender a demanda.

Assim, mesmo que em um primeiro momento possa parecer como uma tecnologia cara e distante, a energia solar oferece diversos benefícios. Ao realizar o dimensionamento correto, consegue-se maximizar lucros e manter o mesmo padrão de consumo energético

Quer saber mais sobre quanto custa a energia solar e quais os benefícios para o agronegócio? Continue acompanhando a nossa publicação! 

 

A energia solar para o agronegócio

A adoção da geração de energia solar para o agronegócio é crescente em todo o país. Este tipo de tecnologia se destaca principalmente por permitir um fornecimento de energia elétrica de qualidade, garantindo a performance e estabilidade da operação. Dados da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – indicam que os investimentos no setor de agronegócio já passam de R$ 1,2 bilhão em todo o país.

Com isso, todo este investimento já demonstra o potencial da energia solar para o agronegócio. Os produtores rurais já são responsáveis por 8,7% da potência instalada na geração de energia solar no Brasil. 

Outro ponto importante destacado pela ABSOLAR é a presença da energia solar no território. Desde 2012, já são mais de R$11,9 bilhões em investimentos acumulados, fazendo com que a energia solar esteja em 79,9% dos municípios brasileiros.

 

O valor para o agronegócio 

O agronegócio é responsável por uma grande parte da economia do país, gerando renda e demonstrando a sua importância para o PIB brasileiro a cada ano. Sendo assim, é relevante que o setor se desenvolva e invista em tecnologia e inovação para garantir os melhores indicadores. 

Ter uma boa operação, manter os indicadores de produtividade altos e aumentar a competitividade do agronegócio são pontos que corroboram com o investimento. A energia solar permite uma redução no consumo de energia elétrica da concessionária. 

No longo prazo, a adoção da energia solar é capaz de trazer ainda mais economia para o agricultor. Um ótimo exemplo são os sistemas de irrigação que podem passar a funcionar utilizando unicamente a energia solar, podendo inclusive operar de maneira automatizada, gerando ainda mais economia ao investimento e modernizando o agronegócio.

 

E os custos de instalação da energia solar para o agronegócio?

A implantação da energia solar para o agronegócio depende de um investimento inicial sim, mas que se paga numa média de 4 a 6 anos. Para otimizar ainda mais esse cálculo, é essencial que este tipo de decisão seja embasada a partir de um correto dimensionamento. 

Esta ação deve ser realizada por um técnico ou empresa especializada, que irá indicar o melhor equipamento e tipo de instalação para o seu negócio. E mais, os financiamentos para a instalação de sistemas fotovoltaicos em propriedades rurais possuem as melhores taxas. Veja a diferença:

  • Para o agronegócio, as taxas variam entre 6% a 10%, dependendo do perfil do cliente, investimento inicial e outros fatores;
  • Para outros consumidores e negócios, as taxas variam entre 12% a 18% dependendo também de outros fatores para o cálculo. 

Outro ponto importante neste tipo de tecnologia é que aquele negócio pode se tornar também um fornecedor de energia elétrica para a concessionária. Assim, o excedente gerado pode ser entregue ao sistema elétrico, transformando-se em créditos para abater demais custos. 

Digamos que um cliente do agronegócio tem um sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica na sua fazenda. Este sistema tem um excedente regular mensal, que é entregue à concessionária local. Caso o produtor rural possua algum outro ponto de consumo de energia elétrica cadastrado no seu CPF, ele pode utilizar esses créditos para diminuir ou até zerar a conta naquele local! 

 

A economia é real! 

Um dos pontos principais de economia é o tempo de vida do sistema de geração de energia fotovoltaica. Com uma média estimada entre 25 a 30 anos de vida útil, o produtor poderá utilizar o equipamento por até 26 anos com total economia na conta de energia elétrica!

Sim, a economia é real e os ganhos a médio e longo prazo são mais rentáveis do que a maioria dos investimentos no mercado financeiro. 

 

Saiba mais!

A energia solar para o agronegócio é uma importante forma de otimizar os custos, mantendo a qualidade na operação. A tecnologia é ideal para o ambiente rural, principalmente por garantir retorno e economia quase total da conta de energia a longo prazo. 

Quer saber mais sobre como aplicar a energia solar para o agronegócio? Entre em contato com a gente! 

Deixe um comentário

Notícias Recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.