Um nobreak tem como objetivo principal permitir a operação ou o desligamento adequado dos equipamentos conectados a ele. Esta última função é essencial em caso de falhas ou quedas no fornecimento de energia elétrica. Além disso, ele realiza uma regulagem da tensão e da corrente que alimenta esses dispositivos.
O nobreak não é utilizado somente para o setor de informática. Ele pode ser aplicado em sistemas elétricos, em conjunto com outros equipamentos, como um gerador. Hospitais, comércios e empresas de qualquer setor podem utilizar um nobreak para manter o bom funcionamento de seus aparelhos.
Quer saber mais sobre o nobreak e quando deve ser usado? Continue acompanhando a nossa publicação!
O que é um nobreak?
Um nobreak é um dispositivo que tem duas funções principais e que atuam em conjunto no sistema em que está inserido:
- Para regular a qualidade da energia elétrica que chega aos equipamentos conectados a ele;
- Para manter a operação por um curto período de tempo – em caso de queda ou falha no fornecimento de energia elétrica pela concessionária local. Esse período é ideal para finalizar algum trabalho. Também é útil ao fazer a transição para um fornecimento temporário, como um gerador, ou para o desligamento correto das máquinas.
Tipos disponíveis do nobreak
Existem alguns tipos disponíveis de nobreak, que variam conforme a aplicação e a situação do local. Esses tipos são:
- O nobreak offline;
- O nobreak de linha interativa; e
- O nobreak online.
O nobreak offline é considerado o mais comum no mercado e tem um funcionamento simples. Ele não aplica um controle efetivo da eletricidade que passa para o aparelho conectado. O que ele faz é somente manter as baterias carregadas para qualquer tipo de falha.
O nobreak de linha interativa possui a característica de se adaptar a qualquer oscilação ou instabilidade da rede elétrica. Serve como estabilizador e garante o bom funcionamento dos aparelhos. Além disso, tem baterias que oferecem suporte a qualquer tipo de queda ou falha no fornecimento.
O nobreak online com dupla conversão possui um sistema que converte a energia de corrente alternada para corrente contínua. Essa conversão abastece as baterias. Com isso, um inversor converte novamente a energia para corrente alternada com maior qualidade e estabilidade, fornecendo-a aos dispositivos conectados.
Quando deve ser usado?
Resta agora uma pergunta: quando deve ser usado o nobreak? E a resposta é: sempre que quiser garantir um menor risco de quebras indevidas, queimas ou falhas nos dispositivos. Outra razão para utilizá-lo é reduzir o risco de perda de dados para o usuário.
Um ótimo exemplo é um computador conectado a um nobreak para garantir esse tipo de segurança. Caso haja qualquer tipo de queda no fornecimento, o nobreak mantém o computador ligado. E o trabalho realizado pelo usuário pode ser salvo corretamente.
Outro ponto de atenção são os danos que podem ser causados por esse tipo de desligamento incorreto. O sistema operacional – e até componentes internos, como o HD – pode sofrer falhas, impactando em prejuízos ainda maiores para o consumidor.
Alguns cenários de aplicação do nobreak
Os cenários de aplicação do nobreak variam conforme o seu tipo e a sua finalidade. Eles são essenciais em ambientes como um hospital ou um data center. Nos hospitais, especialmente, é fundamental que os equipamentos estejam com um fornecimento adequado e constante de eletricidade.
Assim, o nobreak pode ainda ser integrado a um grupo gerador de energia para realizar uma transição sem interrupções. Quando ocorre queda por parte da concessionária, o nobreak garante o suprimento com as suas baterias. Enquanto isso, o gerador é acionado até a sua operação normal.
Um data center também possui uma grande demanda por nobreaks de bom funcionamento. Caso um servidor pare por apenas alguns segundos, diversas aplicações podem deixar de funcionar e impactar diretamente toda a empresa.
Informações são perdidas, documentos deixam de ser salvos e o atendimento a diversos setores fica prejudicado. Com isso, é vital ter um nobreak que garanta o suprimento de energia elétrica para o funcionamento adequado do local.
Saiba mais!
O nobreak é um equipamento essencial para garantir o funcionamento de dispositivos que dependem da energia elétrica. São fundamentais em diversos ambientes além das residências – como hospitais e data center, por exemplo.
A Bit Electronics possui uma linha de nobreaks de alta qualidade para o seu negócio. Entre em contato com o nosso time de atendimento e veja como podemos te ajudar!