Qual o impacto do 5G para o agronegócio brasileiro
Toda a tecnologia e software da Indústria 4.0 exigem internet de alta velocidade. Assim, o 5G tem um papel essencial para decidir também o futuro da economia brasileira. Sendo o Brasil um país principalmente agrário, o impacto do 5G para o agronegócio certamente melhorará os mercados do setor.
A implementação do 5G é como um efeito dominó, melhorando do setor primário para o terciário. O 5G no setor industrial também aprimorará o uso de aprendizado de máquina e monitoramento de dados.
Devido à intensa concorrência e um ciclo de vida mais curto do produto, a tecnologia é necessária para o setor agropecuário. As tecnologias de ponta são totalmente dependentes da Internet de alta velocidade e da conexão de rede.
Continue a leitura para saber mais sobre o impacto do 5G para o agronegócio brasileiro! Confira!
Conectividade no campo é prioridade com expansão da rede 5G
O 5G é a rede móvel de 5ª geração – isto é, um novo padrão sem fio global após as redes 1G, 2G, 3G e 4G.
O 5G consiste num novo tipo de rede projetado para conectar praticamente tudo e todos, incluindo máquinas, objetos e dispositivos.
A tecnologia 5G promete velocidades mais rápidas ao acessar a rede e a capacidade de conectar mais dispositivos à internet.
O processo bem-sucedido de atribuição do 5G concentrou-se em encontrar um equilíbrio entre:
1) os objetivos do governo;
2) os requisitos das operadoras; e
3) o bem-estar do consumidor.
Podemos listar alguns impactos do 5G no agronegócio brasileiro:
- Automatização dos processos de produção;
- Diminuição do custo de mão de obra em operação;
- Melhor utilização de GPS em algumas áreas que não tinham sinal;
- Melhoria no processo de comunicação e segurança no campo.
Cabe mencionar que, no Brasil, o 5G está mais focado no setor de mineração e agricultura. Ele ajudará a ter um ecossistema integrado entre os parceiros de tecnologia e as agroindústrias.
Os líderes do setor agrário entendem as desvantagens de operar sem tecnologia e sem internet no mundo competitivo de hoje. A Indústria 4.0 se concentra no uso de práticas agrícolas inteligentes com tecnologia 5G.
A fazenda com tecnologia 5G inclui, por exemplo, transferência de dados do maquinário, colheita adequada, rastreamento e gerenciamento de gado. Também abrange irrigação e drones, fornecendo dados em tempo real aos produtores rurais.
Diversas cidades brasileiras atualizaram as leis de antenas para facilitar a implantação do 5G
Um marco importante é que em julho de 2022 o Brasil instalou a primeira antena de 5G em uma área rural do país.
A antena foi instalada em uma fazenda modelo do Instituto Mato Grossense de Algodão (IMAnt). Está localizada em Rondonópolis, Mato Grosso, e foi feita pela Nokia.
Cem municípios brasileiros aprovaram novas leis municipais com regras mais simples e menos burocráticas para a instalação de antenas móveis. Isso facilita a implantação do 5G, segundo o movimento Antene-Se, lançado pela Abrintel.
Esse número representa 1% do total de 5.668 municípios e inclui doze capitais. As últimas adições à lista são os municípios de Joinville, Campo Grande, Montanha, Paraíba do Sul e Mogi das Cruzes.
O 5G pode trazer grandes benefícios para o mercado do agronegócio. Ajuda na valorização do produto, aumentando a produtividade, diminuindo o tempo de produção e automatizando os processos.
Além disso, também vai gerar, no futuro, uma oportunidade de capacitação dos profissionais do campo. Isso para aqueles que desejarem trabalhar junto com o setor tecnológico.
Saiba mais
Acreditamos que a conectividade no campo trará cada vez mais ganhos ao agronegócio brasileiro. Ajudará principalmente no aumento da eficiência logística aliada a softwares de otimização.
Mais do que esperar pela solução, estamos trabalhando juntos no campo. Queremos descobrir como melhorar as tecnologias para realidade na agroindústria brasileira.
A Bit Electronics é a parceira ideal para te ajudar a resolver o problema da falta de conectividade rural!
Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de muitas outras novidades! Até a próxima!