A agricultura é fundamental na geração de renda e de alimentos ao redor do mundo. Nos últimos anos, o setor passou por muitas mudanças e avanços, com destaque para a inserção da tecnologia no agronegócio.
Os métodos e as operações da agricultura moderna são muito diferentes daqueles de décadas atrás. Isso se deve principalmente aos avanços tecnológicos, incluindo sensores, equipamentos, máquinas e tecnologias da informação.
Concomitantemente, a engenharia genética torna possível introduzir certas sequências de genes em culturas ou animais. Tal projeto melhora a resistência das culturas a pragas, doenças e secas. Por meio da tecnologia no agronegócio, os produtores rurais podem alinhar todos os processos para obter maiores rendimentos.
Continue a leitura para saber mais sobre a importância da tecnologia no agronegócio! Confira!
Desafios da implementação de tecnologia no agronegócio
Existem restrições para acelerar a adoção da tecnologia no agronegócio. É necessário compreender certos aspectos que influenciam na tomada de decisão de usar a tecnologia moderna no setor agropecuário. Diante do exposto, podem ser mencionados os seguintes obstáculos:
- Instituições, sociedade e economia afetam a velocidade ou a inércia da implementação da tecnologia no agronegócio.
- Área de terra, custos e benefícios são alguns dos fatores econômicos que determinam o ritmo de adoção da tecnologia agrícola.
- Nível de escolaridade, idade e grupo social são fatores sociais que determinam a aceitação da tecnologia agrícola moderna.
Os médios e pequenos produtores rurais enfrentam desafios internos e externos no uso de tecnologia no agronegócio. Contudo, independentemente de tais adversidades, as soluções inovadoras são de extrema importância para o setor.
Importância e vantagens da tecnologia no agronegócio
Equipamentos avançados, sistemas agrícolas e robóticos permitem que as empresas sejam mais lucrativas, eficientes, seguras e ecológicas. A disponibilidade desses insumos exige o uso consciente de recursos e processos naturais para melhorar a produção e reduzir custos.
Os produtores rurais não precisam mais aplicar água, fertilizantes e herbicidas uniformemente em toda a terra. Em vez disso, eles podem usar a menor quantidade e atingir áreas muito específicas ou até mesmo tratar plantas diferentes. Os benefícios incluem:
- maior produtividade da lavoura;
- impacto reduzido nos ecossistemas naturais;
- maior segurança do trabalhador;
- diminuição do uso de água, fertilizantes e herbicidas, o que, por sua vez, mantém baixos os preços dos alimentos;
- menor escoamento de produtos químicos em rios e águas subterrâneas.
Além disso, as tecnologias robóticas permitem o controle e o gerenciamento mais confiáveis dos recursos naturais – como a qualidade do ar e da água. A aplicação eficaz de fertilizantes químicos e pesticidas continua sendo um grande obstáculo na agricultura. Especialmente desafiador é determinar quais fertilizantes funcionam melhor em diferentes cenários, além da quantidade e do momento ideal.
As tecnologias também dão aos produtores maior controle sobre produção, processamento, distribuição e armazenamento de plantas e animais. Isso leva a:
- maior eficiência e preços mais acessíveis;
- condições de cultivo e alimentos mais seguros;
- redução do impacto ambiental e ecológico.
Comentários finais
Os benefícios da adoção de tecnologia no agronegócio não podem ser esgotados:
- Aumento da produtividade das culturas.
- Redução do impacto nos ecossistemas naturais.
- Aumento da segurança do trabalhador.
- Diminuição do uso de água, fertilizantes, herbicidas, entre muitos outros.
Entretanto, para atingir esses objetivos, os produtores rurais precisam entender o conceito de agricultura moderna e o uso da tecnologia.
A tecnologia tem um papel importante nas práticas agrícolas, e, com o seu advento, o escopo de ação se ampliou. O uso de ferramentas tecnológicas está impulsionando a melhoria contínua na agricultura, e a tendência veio para ficar. Isso resulta em alto rendimento das colheitas e ajuda a aumentar a renda de toda a comunidade agrícola.
Saiba mais!
Nosso artigo inspirou você a fazer algumas mudanças na sua propriedade rural? Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações sobre tecnologia no agronegócio? Compartilhe o post, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de outras novidades importantes no setor. Até a próxima!