As tendências tecnológicas do agronegócio em 2022 atendem à crescente demanda por automação agrícola, digitalização e sustentabilidade. Ao mesmo tempo, marcam uma mudança para a agricultura inteligente e a otimização de tempo e recursos, reduzindo perdas nas colheitas.
Nesse sentido, a agricultura inteligente adota tecnologias como Internet das Coisas (IoT), visão computacional e inteligência artificial (IA). Os robôs e os drones estão acelerando a automação agrícola, substituindo as operações manuais da fazenda.
As imagens de drones e satélites, juntamente com o GPS, fornecem alta resolução e localizações específicas do campo. Além disso, os dispositivos IoT, alimentados por tecnologia de sensores, coletam dados em tempo real. Isso permite que os agricultores tomem decisões baseadas em dados.
A adoção generalizada da agricultura de precisão e da agricultura interna nos últimos anos impulsiona o crescimento tecnológico na agricultura. Em conjunto, essas inovações geram mudanças disruptivas e sustentáveis nas práticas agrícolas.
O foco não é apenas melhorar a qualidade e a quantidade das colheitas, assim como o manejo do gado. Também é preciso, com urgência, alcançar o objetivo final de um futuro sustentável.
Continue a leitura para saber mais sobre as tendências tecnológicas do agronegócio em 2022! Confira!
Principais tendências tecnológicas do agronegócio em 2022
Cabe mencionar que as startups do agronegócio – AgriTechs – trabalham em soluções tecnológicas para beneficiar os agricultores. Automatizando as operações agrícolas, conseguem melhorar a produtividade dos produtores rurais.
A tendência mais prevalente é a Internet das Coisas. Esta permite que os agricultores monitorem individualmente e com maior exatidão as necessidades de culturas e de animais. Veja a seguir as principais tendências tecnológicas do agronegócio em 2022.
Internet das Coisas
O monitoramento do campo de cultivo na agricultura convencional requer mão de obra intensiva, equipamento físico, tempo e esforço. A IoT, uma das mais importantes tendências tecnológicas do agronegócio em 2022, fornece uma alternativa a esses métodos tradicionais.
Um dispositivo IoT contém um ou mais sensores que coletam dados e fornecem informações precisas. Por meio de aplicativos móveis ou outros meios, essa coleta acontece em tempo real.
Tais sensores realizam inúmeras atividades, como detecção de temperatura e umidade do solo, rastreamento de plantas e animais e muito mais. A agricultura digital também facilita o monitoramento remoto de propriedades rurais, proporcionando maior comodidade aos agricultores.
Inclusive, as startups estão desenvolvendo soluções inovadoras no que se refere aos sensores. Combinam tecnologia IoT com drones, robôs e imagens de computador para aumentar a agilidade, exatidão e precisão dos processos agrícolas. Esses equipamentos enviam alertas pontuais e melhoram o tempo de resposta para áreas que precisam de atenção.
Robótica agrícola
A escassez de mão de obra é um dos grandes problemas que os agricultores enfrentam. Isso, aliás, se amplifica no caso de grandes operações de campo. Assim, têm sido fabricados robôs agrícolas para auxiliar os agricultores:
- na colheita;
- no plantio;
- no transplante;
- na pulverização;
- na semeadura;
- na capina.
Os robôs podem automatizar tarefas repetitivas no campo. Eles atuam em conjunto com máquinas agrícolas inteligentes, como tratores autônomos e semiautônomos para colheita. O maquinário também vem com tecnologia de direção automática para facilitar a navegação em todo o campo.
Além disso, também são usados em sistemas automatizados para gerenciamento de gado. Isso inclui balanças automáticas, máquinas de ordenha e alimentadores automáticos, por exemplo. Os robôs permitem que os agricultores se concentrem na melhoria da produtividade geral, sem precisar se preocupar com processos agrícolas lentos.
Inteligência artificial
A incorporação de IA na agricultura faz parte das tendências tecnológicas do agronegócio em 2022. Ela fornece aos agricultores informações em tempo real sobre as condições de campo, permitindo a proatividade. Também oferece insights para previsão de dados climáticos, rendimento de colheitas e preços, possibilitando tomar decisões informadas.
Os algoritmos de IA e de aprendizado de máquina (AM) automatizam o reconhecimento de anomalias e doenças em plantas e gado. Isso permite a detecção oportuna e a resposta corretiva, se necessário. A biotecnologia também utiliza algoritmos de AM para recomendações de seleção de genes.
Além disso, a IA propicia acesso fácil ao financiamento para agricultores que não recebem crédito dos bancos. Isso acontece, por exemplo, por meio de pontuação de crédito alternativa.
As startups estão explorando a IA de várias maneiras para criar soluções inovadoras que melhorem a qualidade agrícola geral.
Drones
Aumentar a produtividade da fazenda e economizar custos é um desafio. Mas os drones, também conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANTs), ajudam os agricultores a superá-lo de maneira eficaz.
Os drones coletam dados brutos que se traduzem em informações úteis para o monitoramento da fazenda. Aqueles equipados com câmeras facilitam imagens aéreas e levantamentos de campos próximos e distantes. Esses dados otimizam a aplicação de fertilizantes, água, sementes e defensivos, impulsionando a agricultura de precisão.
Além disso, os drones facilitam o rastreamento de gado e o monitoramento de pastagens. Eles sobrevoam os campos para capturar imagens – que variam de simples fotografias de luz visível a imagens multiespectrais. Tais informações ajudam na análise de culturas, solo e campo.
Os drones não são adequados para monitoramento de aves, pois seu movimento as assusta. Porém, são eficazes para a atuação com o gado, as pastagens e o cultivo de culturas. As startups também estão trabalhando em drones capazes de medir:
- o nível de clorofila;
- a pressão das ervas daninhas;
- a composição mineral e química do solo.
Saiba mais!
Nosso artigo inspirou você a fazer algumas mudanças em seu negócio? Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post e continue acompanhando nosso blog. Fique por dentro de outras novidades importantes para agregar as tecnologias ao agronegócio brasileiro. Até a próxima!