prevenção ao coronavírus para o trabalhador rural

Prevenção ao coronavírus: Como o trabalhador rural deve se proteger?

Prevenção ao coronavírus: Não se fala de outro assunto. A pandemia do Covid-19 está disseminada em todo o mundo e não respeita distância, classe social ou profissão. Todas as pessoas estão sujeitas a contrair a doença, inclusive o trabalhador rural que mora em fazendas ou sítios. É por isso que priorizar a prevenção ao coronavírus é essencial!
Assim, da mesma forma que qualquer pessoa, todo trabalhador rural deve priorizar a sua saúde e se precaver, devendo seguir à risca todas as regras de higiene e segurança, afinal sua saúde e a de seus familiares são as coisas mais importantes que eles têm.
Veja quais são as medidas de prevenção ao coronavírus que você precisa adotar para não ser infectado.

O que é o novo coronavírus?

Segundo informações do Ministério da Saúde, o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias em seres humanos e animais. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 e acomete unicamente seres humanos causando uma doença que ficou conhecida como COVID-19.
Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Porém, o novo agente do coronavírus, do tipo SARS-CoV-2, era inexistente até então, ou seja, o ser humano nunca teve contato com ele e por isso não é imune. Além disso, até o momento, não há uma vacina nem uma forma de tratamento com grande eficácia.
Por isso, as melhores formas de prevenção ao coronavírus, seja na cidade ou no campo, é fazer o isolamento social e aumentar ainda mais a higiene pessoal e do ambiente.

Medidas comuns de prevenção ao coronavírus

Segundo as autoridades, o avanço do Coronavírus será inevitável. Porém esse avanço pode ser desacelerado caso cada um de nós entenda a sua responsabilidade individual perante a sociedade.
Para tanto, é preciso que tomemos alguns cuidados, impedindo que a vida de muitas pessoas seja afetada em um pequeno espaço de tempo.
Assim, as medidas mais recorrentes de prevenção ao coronavírus, seja na cidade ou no campo, são:

  • Lave com frequência as mãos, até a altura dos punhos, com água e sabão por mais de 20 segundos, ou então higienize com álcool em gel 70%;
  • Use máscara em ambientes públicos, pelo menos até o final da pandemia;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, nunca com as mãos. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa que você não tenha contato constante ou que esteja com sinais gripais (distanciamento social);
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

Demais medidas de prevenção ao coronavírus para colaboradores do meio rural

Em muitos setores agropecuários, sejam eles pecuários como a avicultura e a suinocultura, ou agrícolas, como estufas de mudas, as próprias exigências de sanidade, de restrição de acesso de pessoas aos galpões e demais práticas, já reforçam a defesa contra o novo coronavírus.
Mas, mesmo assim, há diversos cuidados específicos e relacionados ao agricultor e à empresa rural que precisam ser tomados como forma de prevenção ao coronavírus. Assim, independente da atividade desempenhada, uma regra geral sempre deve ser respeitada: evite o contato com quem vem de fora!
Esse cuidado é fundamental porque alguns setores, naturalmente, são mais expostos ao contato interpessoal que outros. Podemos usar como exemplo o produtor de leite, que precisa entregar seu leite cotidianamente para o caminhão de leite, ou seja, com contato direto.

Ebook agricultura do futuro

 

O trabalhador rural precisa estar ciente que o perigo sempre vem de fora e é neste ponto que eles devem adotar barreiras para se proteger. Assim, dentro da porteira, algumas práticas de prevenção ao coronavírus também devem ser incorporadas.

Veja as formas mais eficazes de prevenção ao coronavírus no âmbito rural:

  • Higienize maçanetas, interruptores, máquinas e garrafas de café, enxadas, cabines de tratores e todos os equipamentos de uso comum;
  • Mantenha portas e janelas de galpões e casas sempre abertas para facilitar a circulação de ar;
  • Busque manter apenas uma pessoa por máquina ou cavalo utilizados nas atividades diárias;
  • Higienize equipamentos de uso comum, sempre que for utilizá-los;
  • Não dividir caronas nos veículos e nem compartilhar cabines de colheitadeiras, tratores e caminhões;
  • Rodas de chimarrão ou jogo de cartas de final de tarde devem acabar momentaneamente;
  • Adote turnos de trabalho. Isso ajuda a reduzir o número de pessoas trabalhando ao mesmo tempo no mesmo ambiente;
  • Procure cuidar também da saúde emocional dos colaboradores. O atual momento gera muito estresse que pode causar desestabilidade emocional em muitas pessoas.

Além dessas medidas, o recomendado é monitorar os colaboradores, visitantes e fornecedores diariamente, monitorando a temperatura corporal de cada pessoa que acesse as dependências da empresa ou qualquer outro sintoma de gripe.
Em caso de febre ou qualquer outro sintoma gripal (tosse seca, dificuldade respiratória, coriza), a pessoa deverá ser impedida de entrar na área do estabelecimento, devendo o caso ser imediatamente comunicado ao superior, ao RH ou ambulatório médico da propriedade rural, quando houver.
Também é recomendável fixar cartazes com recomendações sobre todas as formas de prevenção ao coronavírus – como higiene correta das mãos e etiqueta respiratória – em todas as dependências da fazenda ou empresa rural.

Como proteger sua propriedade rural?

Além de todos os cuidados com os colaboradores, considerados o maior ativo de qualquer negócio, é recomendável adotar outros cuidados de prevenção ao coronavírus para proteger a propriedade rural. Entre os cuidados recomendados pode-se citar:

  • Suspenda o recebimento de quaisquer produtos que não sejam necessários no momento;
  • Se for indispensável a aquisição de produtos, o recomendado é higienizar as embalagens assim que chegarem à propriedade;
  • Adote horários alternativos para entrada dos funcionários e crie escalas de forma que não estejam todos ao mesmo tempo no local;
  • Adie atividades e viagens que podem ser adiadas;
  • Planeje o trabalho da fazenda considerando menor número de colaboradores possível.

 

Por fim, para a comunicação com familiares, clientes ou fornecedores, para ter as notícias mais atualizadas e para ter o melhor entretenimento sem sair de casa, o uso de um bom sinal de celular na fazenda será um grande aliado da sua saúde.
Portanto, se você tem um bom sinal de celular na sua fazenda, use e abuse desse recurso, fale com todo mundo e tenha as notícias mais atualizadas e se divirta no conforto e na segurança da sua casa. Sua saúde agradece!

Você quer ter um bom sinal de celular na sua fazenda em tempos de crise? Então faça agora mesmo um estudo de viabilidade para a sua propriedade rural!

Deixe um comentário

Notícias Recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.