o_que_pode_interferir_no_sinal_do_celular
Provavelmente você já ficou alguma vez sem sinal de celular. Infelizmente, isso acaba acontecendo com muitas pessoas todos os dias, em qualquer região de qualquer cidade. Isso mesmo: diferentemente do que muita gente pensa, nem sempre o motivo é geográfico. Mas o que pode interferir no sinal do celular? Se o seu serviço de celular passa de decente a inutilizável em um piscar de olhos, sempre há uma causa. Abaixo você encontrará as mais comuns e o que é possível fazer sobre elas. Confira!

O que pode interferir no sinal do celular?

Distância e direção da torre de telefonia móvel mais próxima

Para captar um bom sinal, você deve estar dentro do alcance de uma torre de telefonia móvel. Esse alcance varia com a potência de transmissão da torre, bem como com a potência de transmissão do celular. Portanto, telefones diferentes podem ter qualidades de chamada muito distintas.

Potência de transmissão

A potência de transmissão da torre telefônica é sempre maior que a potência de transmissão do telefone – o que pode interferir no sinal do celular. Assim, você acaba tendo todas as barras no telefone preenchidas, mas não consegue manter uma conversa. Neste caso, quanto maior o ganho da antena existente na torre da operadora, maior será o alcance do sinal sendo fornecido para aquele setor. 

Congestionamento de rede

As torres ocupadas vão interromper e diminuir a qualidade das chamadas, pois têm uma capacidade limitada.

Ambiente

A geografia também pode afetar a cobertura. Um sinal com linha de visão direta para uma torre de celular será mais forte que um obstruído por montanhas, prédios, árvores etc. Aliás, até a época do ano pode atrapalhar a recepção. No verão, há mais folhagem nas árvores do que no inverno, o que pode interferir no sinal do celular. E mesmo a umidade relativa do ar pode diminuir a qualidade desse sinal.

Obstruções

Ainda sobre o que pode interferir no sinal de celular, algumas barreiras também entram para a lista. Por exemplo:
  • Tipo de terreno.
  • Condições atmosféricas.
  • Cobertura de nuvens.
  • Obstáculos feitos pelo ser humano.
  • Árvores densas.
Além disso, sinais de rádio que esbarram repetidamente em obstáculos criam um multicaminho, diminuindo a cobertura móvel.

Materiais de construção

Os materiais de casas, carros e locais de trabalho são os principais culpados pelo sinal fraco – principalmente o metal e o vidro colorido de baixa emissividade. Você percebe o serviço caindo recorrentemente enquanto anda pela residência? Seu sinal melhora quando você está perto de uma janela ou de uma porta? Então é provável que ele esteja bloqueado por algum material.

Bateria fraca

Seu telefone precisa de energia para manter uma conexão com a torre de celular. Por isso, pode ter problemas quando a bateria está fraca.

Pontos mortos

Com o avanço de construções em áreas urbanas, certas áreas simplesmente não são cobertas, com sinal. Elas são chamadas de pontos mortos ou zonas mortas. 

Ganho

O ganho da antena mede a potência de transmissão na direção do pico de radiação para uma fonte isotrópica. Neste caso, quanto maior o ganho da antena existente na torre da operadora, maior será o alcance do sinal sendo fornecido para aquele setor. Entenda melhor aqui.

Eficiência

A eficiência refere-se à potência fornecida à antena e à potência irradiada ou dissipada dentro dela.
  • Uma antena de alta eficiência tem a maior parte da potência irradiada.
  • Uma antena de baixa eficiência tem a maior parte da energia absorvida ou refletida devido à incompatibilidade de impedância.
Quanto maior a porcentagem de eficiência, obviamente melhor a antena é, o que pode interferir no fornecimento do sinal de celular.

Saiba mais! 

Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de outras novidades importantes para agregar tecnologias ao seu negócio. Até a próxima!

Deixe um comentário

Notícias Recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.