A pandemia causada pelo coronavírus impactou todo o mundo, principalmente quando pensamos na mudança de consumo originada do isolamento social. Mesmo sem riscos de desabastecimento no país, os produtores rurais estão se adaptando à mudança de hábitos dos clientes.

Um dos maiores impactos causados pela pandemia e pelas medidas de prevenção foi a perda dos principais canais de vendas. Feiras, bares e restaurantes permaneceram fechados por um período. E o produtor rural teve que se ajustar a esse cenário adotando novos canais de comercialização.

Quer saber mais sobre a mudança de consumo causada pela pandemia e os impactos para os produtores rurais? Continue acompanhando a nossa publicação! 

 

A pandemia do coronavírus e a mudança de consumo

A pandemia do novo coronavírus impactou todo o mundo. As medidas de proteção e o isolamento social se tornaram armas fundamentais para a prevenção. Essas ações levaram o consumidor a ficar em casa e a evitar circular pelos ambientes urbanos, mudando a realidade que conhecíamos.

Feiras, shoppings, bares e restaurantes se viram obrigados a fechar as portas, tanto temporária quando permanentemente. Isso obrigou esses estabelecimentos a mudar o formato de atendimento. Muitos conseguiram se reinventar e oferecer outros tipos de experiência, sempre com medidas de prevenção e muito cuidado.

 

O cliente passou a ficar em casa

Esta foi a principal mudança causada pela pandemia do novo coronavírus: o cliente passou a consumir em casa. E o produtor rural, acostumado à cadeia de produção, perdeu os seus principais e antigos canais de venda. Assim, os donos de agronegócio e de pequenos negócios no campo tiveram que buscar novos canais para comercializar seu produto.

Outro ponto importante a ser considerado: o produtor rural também precisou investir no relacionamento e no atendimento a diversos perfis de clientes.

 

A mudança de consumo e os novos formatos de atendimento

Sabemos que o cenário é de crise e de mudanças na cadeia de suprimentos e de fornecimento do produtor rural. Mas é hora de buscar soluções para o seu agronegócio. Isso permite novas possibilidades e consiste, inclusive, em uma forma de crescimento e de evolução da sua produção.

Ao encarar a situação de frente e entender a mudança de consumo, pode-se perceber novos mercados e formatos de venda. Por exemplo:

 

  • Associações, de todos os portes, de produtores rurais, para trabalhar juntos numa melhor experiência de venda;
  • Cooperativas, que também são uma ótima forma de trabalhar em conjunto e fornecer os melhores produtos aos novos clientes; e
  • Novos formatos, como as entregas diretamente para o cliente final, expandindo a gama de consumidores.

 

Adaptação: a principal forma de manter a saúde do agronegócio

Adaptar-se a esse novo cenário é a melhor forma de garantir a saúde do negócio. Também é uma maneira de expandir o agronegócio, adotando novos formatos. Um exemplo: os profissionais que passaram a trabalhar em casa, em modalidade home office.

Antes, esses profissionais almoçavam em restaurantes perto do local de trabalho. Quando passaram a trabalhar em casa, as refeições consequentemente também passaram a ser feitas em casa. Essa mudança de consumo pode inclusive gerar uma nova forma de vender para o consumidor final.

Porções menores, kits de alimentos e até pacotes de ingredientes para uma receita do dia. Essas são ótimas dicas para conquistar esse novo cliente. Assim, ele se sente bem atendido e percebe os lados positivos do novo cenário. Além de manter a fidelidade ao produtor rural, é claro. A cadeia de suprimento fica mais rápida e o consumidor final se aproxima mais do produtor, garantindo novos negócios.

Um benefício importante para o produtor rural está na chamada venda garantida: ele só colhe o que está nos pedidos. Isso diminui o risco de não vender os produtos que já foram colhidos, como acontece em feiras de rua.

 

Saiba mais! 

A mudança de consumo foi uma consequência da pandemia causada pelo coronavírus. Ela exigiu que os produtores rurais se adaptassem a essa nova realidade. Ao buscar novos clientes e novos formatos de venda, é possível expandir e evoluir o negócio. Isso tudo sem deixar de lado a satisfação do consumidor final. 

O que você precisa para manter a saúde do agronegócio? Principalmente um bom planejamento de ações de curto, médio e longo prazo.

Continue acompanhando as publicações no nosso blog! Receba mais dicas sobre a produção rural e o cenário do agronegócio!

Deixe um comentário

Notícias Recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.