A adoção da tecnologia tem crescido fortemente nas fazendas com o passar dos anos. A meteorologia de precisão é um ótimo exemplo deste tipo de evolução e de uma ferramenta importante para o agronegócio.
Este tipo de ferramenta auxilia o agricultor a melhorar a produtividade do seu agronegócio e a tomar decisões com mais embasamento. Com isso, o entendimento do que pode impactar ou não a produção rural tem uma grande melhora com a adoção da meteorologia de precisão.
Quer saber mais sobre a meteorologia de precisão e as vantagens da sua adoção na fazenda? Continue acompanhando as nossas publicações!
O que é e como funciona a meteorologia de precisão?
A meteorologia de precisão nasceu a partir da evolução da tecnologia e do crescimento do monitoramento meteorológico. As condições climáticas sempre impactaram fortemente a sociedade humana como um todo, principalmente quando se pensa na produção rural.
Saber se as chuvas chegarão no período correto ou se naquele ano ocorrerá uma seca mais prolongada é ideal para fazer previsões assertivas. Outro ponto importante é conseguir planejar bem as ações e os investimentos realizados ao longo dos anos.
A tecnologia por trás da meteorologia de precisão
A evolução da tecnologia e o crescimento do poder computacional foram cruciais para que este tipo de prática ganhasse um maior terreno. Isso devido ao fato de envolver desde supercomputadores até satélites que orbitam a Terra.
Com os dados de satélite, um computador é capaz de analisar diferentes variáveis como a temperatura do local e movimentação de massas de ar. Estações meteorológicas também auxiliam nesta etapa entregando mais dados locais do clima. Estes dados são então combinados e é criado um modelo meteorológico do clima de determinado local num determinado período.
Aqui vale salientar que, mesmo analisando um único local, o clima é algo global – seus impactos são sentidos em diversos locais. Uma tempestade em determinado local pode afetar o clima de outra região, por exemplo. Por este motivo que as previsões são realizadas somente em alguns locais.
A tecnologia tem diminuído a possibilidade de análise entre um nó e outro, permitindo uma análise mais global do clima. E com este tipo de evolução, permite-se também analisar pequenos locais, como as fazendas.
Por que adotar a meteorologia de precisão na sua fazenda?
A meteorologia de precisão é um grande avanço da tecnologia e hoje já consegue-se ótimos resultados, inclusive em ambientes reduzidos. Numa grande fazenda, pode-se até dividir a área em partes diferentes e analisar cada uma dessas partes separadamente.
Assim, é possível melhorar a tomada de decisão como um todo, analisando a melhor época e hora para o plantio e a colheita. E mais, analisando outros fatores em conjunto como o vento e as condições do terreno, obtém-se um mapa completo das condições do seu agronegócio.
Um ótimo exemplo é na irrigação do local:
*Pode-se analisar a umidade do solo e a umidade no ambiente para determinar a melhor quantidade de água;
*O que está sendo cultivado também tem um papel importante na análise;
*E até condições de vento, e se existe chance de chuva num período próximo, podem auxiliar na decisão.
Mais benefícios da aplicação da meteorologia de precisão na fazenda
Um benefício claro deste tipo de adoção é na redução de perdas e, consequentemente, redução de custos do agronegócio. Com decisões mais embasadas, corre-se menos risco de erros ou qualquer outro fator que impacta na produtividade.
Outro ponto importante é na melhora da qualidade da colheita e do plantio, uma vez que evitam-se perdas de produtos como defensivos pelos efeitos da chuva. Estes produtos podem ser lavados e irem para o solo, impactando-o e, com o tempo, até tornando-o impróprio ao uso.
O aumento da produtividade a partir da aplicação de tecnologia no agronegócio é um dos melhores benefícios. O ambiente se torna propício à inovação e transforma a cultura do local para ter mais eficiência e melhores ganhos de uma forma geral.
Ter uma boa conexão de internet e sinal de celular no seu agronegócio também é uma ótima forma de melhorar a troca de informações. E, para isso, é importante realizar um estudo de viabilidade e fazer um investimento correto.
Saiba mais!
A tecnologia é a principal parceira para o agronegócio crescer ainda mais e ter mais produtividade. A meteorologia de precisão e até uma conexão de sinal de celular são investimentos importantes para aumentar ainda mais os ganhos.
Continue acompanhando as publicações no blog da Bit Electronics e saiba mais!