Inteligência artificial na fazenda: como aplicar e quais são as vantagens?
A inteligência artificial na fazenda pode fornecer aos agricultores informações em tempo real sobre seus campos. Isso permite que eles identifiquem áreas que precisam, por exemplo, de irrigação, fertilização ou tratamento com herbicidas. O resultado é:
- redução do uso de herbicidas;
- melhor qualidade da colheita;
- maiores lucros;
- economia significativa.
Ao mesmo tempo, a população global está crescendo, e a urbanização continua. A renda disponível está aumentando, assim como os hábitos de consumo têm mudado. Os agricultores estão sob muita pressão para atender à crescente demanda e precisam de uma maneira de potencializar a produtividade.
Nas próximas décadas, haverá mais pessoas para alimentar. Se a quantidade de solo fértil é limitada, também será necessário ir além da agricultura tradicional. Precisamos procurar maneiras de ajudar os agricultores a minimizar riscos, ou pelo menos torná-los gerenciáveis. A implementação da inteligência artificial na fazenda, em escala global, é uma das oportunidades mais promissoras.
Gostaria de saber mais sobre inteligência artificial na fazenda, como pode ser usada e quais são as vantagens? Continue acompanhando a nossa publicação e fique por dentro!
Por que adotar a inteligência artificial na fazenda é um desafio para os produtores rurais?
Os produtores tendem a perceber a IA como algo que se aplica apenas ao mundo digital. Eles nem sempre veem como isso pode ajudá-los a trabalhar na terra física. Não porque sejam conservadores ou cautelosos com o desconhecido; essa resistência é causada pela falta de compreensão da aplicação prática das ferramentas de inteligência artificial na fazenda.
Como a IA pode ser útil na agricultura?
A agricultura envolve uma série de processos e etapas, a maior parte manuais. Ao complementar as tecnologias adotadas, a inteligência artificial na fazenda pode facilitar as tarefas mais complexas e rotineiras.
A IA pode coletar e processar big data em uma plataforma digital ou criar o melhor curso de ação. Pode até mesmo iniciar essa ação quando combinada com outra tecnologia. Unir inteligência artificial e agricultura pode ser benéfico para os seguintes processos:
Análise da demanda do mercado
A inteligência artificial na fazenda pode simplificar a seleção de culturas. Além disso, é capaz de ajudar os agricultores a identificar quais produtos serão mais lucrativos.
Gestão de risco
Os agricultores podem usar a previsão e a análise preditiva para reduzir erros nos processos administrativos. Da mesma forma, é possível minimizar o risco de falhas nas colheitas.
Sementes de reprodução
A IA é utilizada para coletar dados sobre o crescimento das plantas. Assim, pode ajudar a produzir culturas menos propensas a doenças e mais bem adaptadas às condições climáticas.
Monitoramento da saúde do solo
Os sistemas de IA podem realizar análises químicas do solo e fornecer estimativas precisas de deficiência de nutrientes.
Protegendo as colheitas
A IA pode monitorar o estado das plantas para detectar e até prever doenças. Também identifica e remove ervas daninhas e recomenda o tratamento eficaz de pragas.
Cultivos de alimentação
A inteligência artificial na fazenda é útil para identificar padrões ideais de irrigação. Com ela, pode-se ainda otimizar o tempo de aplicação de nutrientes e prever a combinação ideal de produtos agronômicos.
Colheita
Com a ajuda da IA, é possível automatizar a colheita e até antever o melhor momento para ela.
Aplicando IA para resolver desafios agrícolas
A inteligência artificial na fazenda permite uma melhor tomada de decisão: a análise preditiva é um verdadeiro divisor de águas. Os agricultores podem coletar e processar significativamente mais dados, e fazê-lo mais rapidamente com a IA. Dito isso, a IA também pode:
- analisar a demanda do mercado;
- prever preços;
- determinar o momento ideal para semear e colher;
- coletar informações sobre a saúde do solo;
- fornecer recomendações de fertilizantes;
- monitorar o clima;
- acompanhar a produção.
Tudo isso permite que os agricultores tomem melhores decisões em todas as etapas do processo de cultivo.
Saiba mais!
A IA pode potencialmente mudar a maneira como vemos a agricultura. Ela possibilita que os agricultores alcancem melhores resultados com menos esforço, além de muitos outros benefícios.
No entanto, não é uma tecnologia que funciona de forma independente. Como o próximo passo no caminho da agricultura tradicional para a inovadora, a IA pode complementar as tecnologias já implementadas.
Nosso artigo inspirou você a fazer algumas mudanças em sua propriedade rural? Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações sobre inteligência artificial na fazenda? Compartilhe o post, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de outras novidades para agregar as tecnologias à sua propriedade. Até a próxima!