Exemplos de tecnologias no agronegócio
Os agricultores estão cada vez mais adeptos da modernidade, o que lhes permite alcançar maior potencial nas atividades agrícolas que realizam. Os métodos agrícolas têm se tornado mais refinados, menos manuais, e os rendimentos estão aumentando. Mas o que está causando essas mudanças? A resposta é simples: tecnologias no agronegócio!
Os avanços tecnológicos permearam as indústrias em todo o mundo, e a agricultura não é exceção. Atualmente, as tecnologias no agronegócio estão ajudando significativamente produtores rurais de várias maneiras – incluindo previsão precisa, tomadas de decisão orientadas por dados e muito mais.
Vamos nos aprofundar nas maneiras específicas pelas quais a tecnologia revolucionou a agricultura. Continue a leitura para conhecer cinco exemplos de tecnologias no agronegócio! Confira!
5 exemplos de tecnologias no agronegócio
1. Recursos on-line
A proliferação da internet ofereceu aos produtores rurais acesso sem precedentes a recursos valiosos para a agricultura. Notavelmente, a internet possui inúmeras ferramentas de produção e de planejamento para ajudá-los a prever safras.
Além disso, por exemplo, o WhatsApp oferece vários grupos/fóruns agrícolas. Estes permitem que os produtores rurais e profissionais do agro troquem ideias, busquem conselhos e participem de discussões interessantes. Tais tecnologias no agronegócio viabilizam grupos de apoio robustos.
2. Sensores
Os sensores, como a tecnologia GPS, estão sendo cada vez mais usados por agricultores para:
- compreender suas plantações;
- reduzir impactos ambientais;
- conservar recursos.
A maioria das tecnologias de detecção na agricultura de precisão fornece dados críticos. Estes ajudam os agricultores a adaptar suas abordagens relacionadas às mudanças nos fatores ambientais.
Os sensores de localização usam sinais de satélites para determinar longitude, latitude e altitude. Os sensores ópticos também são empregados na agricultura de precisão para agregar e processar dados de cor da planta e refletância do solo.
Geralmente, os sensores podem monitorar uma diversidade de coisas, desde a temperatura do solo até os níveis de umidade em silos de grãos. Além disso, essas tecnologias no agronegócio podem oferecer um conhecimento aprofundado da saúde do solo.
E o mais importante: com a tecnologia de sensores, os agricultores planejam a irrigação com eficiência, minimizando o desperdício e reduzindo os custos.
3. Dispositivos móveis
À medida que a tecnologia evolui, os dispositivos móveis também avançam, como evidenciado pelo número de aplicativos surgindo. Esse desenvolvimento impactou significativamente todas as esferas da vida, e a agricultura também se beneficiou do progresso.
Tais dispositivos alteraram para melhor a vida dos agricultores e profissionais do agro. Eles permitem o acesso a vários aplicativos móveis para:
- coletar informações sobre suas fazendas;
- verificar o clima;
- receber atualizações relevantes.
Assim, percebemos que os agricultores obtêm dados indispensáveis de aplicativos móveis. Ocorre então uma transição suave do manejo de campos para a criação de mapas agrícolas, facilitando o uso de drones. O software por trás dos aplicativos os coloca no comando ao gerenciar tudo – desde a formulação da estratégia até o acompanhamento do progresso.
4. Culturas geneticamente modificadas
As culturas geneticamente modificadas são uma das tecnologias no agronegócio mais significativas. Esses tipos de plantas foram alterados para conter características específicas que beneficiarão agricultores e consumidores. Isso inclui:
- maior resistência a pragas e doenças;
- tolerância a herbicidas;
- melhor valor nutricional;
- resiliência a condições climáticas adversas.
Esses avanços são uma ferramenta segura e valiosa entre as principais tecnologias no agronegócio.
5. Agricultura inteligente
Quando todas as tecnologias acima forem mescladas, o produto resultante será um sistema de agricultura inteligente. A agricultura inteligente envolve a implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) contemporâneas na agricultura.
A revolução está tomando conta do setor agrícola por meio da aplicação conjunta de soluções de TIC, como:
- Internet das Coisas (IoT);
- GPS;
- robótica;
- sensores e atuadores;
- Big Data;
- Inteligência Artificial;
- Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs, drones);
- equipamentos de precisão, e muito mais.
Os agricultores podem usar drones para avaliar a saúde das plantas e adotar medidas corretivas, quando aplicável. Da mesma forma, as técnicas agrícolas inteligentes permitem monitorar melhor as necessidades individuais dos animais. Sua nutrição é, assim, regulada de forma correspondente, evitando doenças e melhorando sua saúde.
A agricultura inteligente oferece um potencial ilimitado para uma produção mais sustentável e produtiva com base em dados coletados em campo. Além disso, as tecnologias no agronegócio geram valor agregado por meio de uma tomada de decisão oportuna.
Saiba mais!
Sem dúvida, as tecnologias no agronegócio estão alterando significativamente a maneira como vivemos e trabalhamos. Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de muitas outras novidades! Até a próxima!