Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o PIB agropecuário em 2023 deve crescer mais de 10%. Não à toa, o Brasil é a décima maior economia do mundo e a maior da América Latina. Sua história recente pode ser dividida em três períodos principais:
- Estabilização econômica, que lançou as bases para o crescimento econômico.
- Crescimento econômico e redução da desigualdade.
- Crise, que destacou não apenas os pontos fortes e potenciais do país, mas também suas vulnerabilidades.
Simultaneamente, as perspectivas econômicas e agrícolas do Brasil revelam que a agricultura brasileira passou para a vanguarda do cenário global de exportação. Tornou-se assim um importante fornecedor para o mercado global.
Dessa forma, para entender melhor o aumento do PIB agropecuário em 2023, preparamos este post. Continue a leitura e veja abaixo as principais razões.
Principais motivos para o aumento do PIB agropecuário em 2023
Terras e transgênicos
A massa de terra do Brasil constitui uma vantagem, juntamente com sua aceitação de tecnologias de cultivo de transgênicos. Isso permitiu ao país competir com outras grandes nações exportadoras nos mercados de milho e soja.
Apoio governamental
A política governamental em geral tem apoiado o setor agrícola para aumentar o PIB agropecuário em 2023. O intenso suporte regional e uma moeda doméstica que recentemente estimulou preços locais recordes continuarão a incentivar uma expansão adicional. Em contraste, nos Estados Unidos, os produtores estão lutando com os preços nas mínimas há 10 anos.
Por exemplo, a produção e o consumo de etanol fazem parte da cultura brasileira há muitas décadas. Conforme a produção de milho de segunda safra rende maior lucro para o agricultor, a indústria nacional de etanol começa a se expandir.
Produção de carne
O Brasil também entrou no mercado global de proteínas como um importante fornecedor de suínos, aves e bovinos. Produtores brasileiros estarão sob prova global contínua em torno dos impactos ambientais da produção no futuro.
Setor de transporte
O setor de transporte tem feito muitas incursões na redução dos custos logísticos para os produtores. Isso ajuda a aumentar as margens e proporciona melhorias, além de favorecer o PIB agropecuário em 2023. As taxas de transporte rodoviário em todo o Brasil têm tendência de queda desde 2018 para as exportações de soja.
As empresas agrícolas globais adquiriram capacidade portuária, atingindo recordes mensais de exportação. Atualmente, essas iniciativas alcançaram custos alguns níveis mais abaixo do que os vistos nos últimos cinco anos.
Produção vegetal
“Esse crescimento deverá ser puxado pela alta de 13,4% na produção vegetal (com previsão de expressivas altas esperadas pela Companhia Nacional de Abastecimento para as produções de soja e milho) e de 2,6% na produção animal (em função do bom desempenho na produção de bovinos e de suínos)”, cita a pesquisa realizada pelo Ipea.
Exportação de grãos
O Brasil destaca-se como o maior produtor e exportador mundial de soja; em relação ao milho, é o quarto maior. A adequada safra brasileira no ano de 2022, até mesmo do trigo, cooperou para o recuo dos preços dos grãos. No início do ano, estes haviam sido impactados pelo conflito no leste europeu.
Produção de leite
Em contrapartida, a produção de leite recuou 7,6% na comparação interanual do segundo trimestre. Assim, está no sentido oposto do adequado desempenho geral da produção animal.
Mesmo com esse resultado melhor que o do primeiro trimestre de 2022, o ano tem sido muito negativo. A queda acumulada no primeiro semestre é de 8,8%, também de acordo com dados do Ipea.
No entanto, os produtores brasileiros verão maiores rendimentos e produtividade derivados de taxas mais altas de adoção de novas tecnologias. Isso promoverá crescimento e oportunidades de investimento não apenas em lavouras, mas também em tecnologias de nutrição animal.
Tal avanço inclui não apenas genética de sementes, mas também projetos de gestão de água no sertão do Nordeste. Esses projetos são focados em produtos de alto valor exportável e apoiados por equipamentos de irrigação eficientes e softwares gerenciais.
Saiba mais!
Nosso artigo inspirou você a fazer algumas mudanças em seu negócio? Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de outras novidades importantes para agregar as tecnologias ao agronegócio brasileiro. Até a próxima!