Você sabe como funciona a tecnologia no agronegócio? Primeiramente, precisamos lembrar que os métodos agrícolas evoluíram enormemente ao longo dos anos – desde ferramentas básicas até as máquinas modernas e sofisticadas que usamos hoje.
Pode-se dizer que a agricultura moderna é uma abordagem em evolução. As inovações nas práticas agrícolas ajudam a aumentar a eficiência e a reduzir a perda de recursos naturais.
Ao aplicar e entender como funciona a tecnologia no agronegócio, os agricultores estão obtendo mais lucros. Além disso, são capazes de ampliar sua produtividade e seu rendimento.
Simultaneamente, as tecnologias no agronegócio podem fornecer métodos sustentáveis de produção agrícola. Isso eleva o rendimento global das culturas para atender à demanda por alimentos ocasionada pelo expressivo aumento populacional.
Continue a leitura para saber mais sobre como funciona a tecnologia no agronegócio! Confira!
Como funciona a tecnologia no agronegócio?
As tecnologias digitais estão mudando a agricultura e o sistema alimentar. Isso inclui internet, dispositivos móveis, análise de dados, inteligência artificial e aplicativos.
Os exemplos são abundantes em diferentes etapas da cadeia de valor agroalimentar:
- Técnicas modernas como variedade selecionada de sementes híbridas.
- Biofertilizantes.
- Bioherbicidas.
- Equipamentos tecnologicamente avançados.
Também são utilizados sensores para detectar a umidade do solo. Dessa forma, os produtores criam sistemas de irrigação para as culturas com base na umidade e na temperatura da terra.
Outros exemplos são:
- Tecnologias modernas que possibilitam trabalhar em condições de campo de baixa visibilidade, como chuva, poeira e neblina.
- Robôs agrícolas que automatizam processos – colheita de frutas, colheita de culturas, manutenção do solo, irrigação, lavoura, plantio, capina e outros.
- Robôs que automatizam tarefas lentas e repetitivas para garantir o foco na melhoria dos rendimentos gerais da produção.
As tecnologias de rastreabilidade e os serviços de logística digital simplificam as cadeias de abastecimento agroalimentar. Ao mesmo tempo, fornecem informações confiáveis para os consumidores. Os agricultores podem usar drones para avaliar a saúde das plantas e adotar medidas corretivas, quando aplicável.
Da mesma forma, as técnicas agrícolas inteligentes permitem o monitoramento das necessidades individuais dos animais. Assim, sua nutrição é regulada de forma correspondente, evitando doenças e melhorando sua saúde. Adequam-se ainda o ambiente de criação, as condições de bem-estar e o conforto térmico.
Esses avanços tecnológicos podem apoiar o objetivo de alcançar sistemas agrícolas e alimentares mais resilientes, produtivos e sustentáveis. Desse modo, tais sistemas atendem melhor às demandas dos consumidores.
Um caminho a seguir
Conforme mencionado, a agricultura inteligente pode fornecer um caminho para a sustentabilidade. Isso se dá por meio de diversificação de tecnologias, sistemas de produção agrícola e pecuária e redes entre os envolvidos no setor agroalimentar.
Para entender como funciona a tecnologia no agronegócio, a ideia é identificar os mecanismos dominantes que restringem o uso sustentável dela. Da mesma maneira, objetiva-se selecionar as ações mais apropriadas em países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Além disso, há o apoio à tecnologia de monitoramento agrícola de cooperativas e os investimentos em educação e treinamento. Essas iniciativas também podem dar suporte ao emprego sustentável dessas tecnologias.
As possibilidades da era digital levam à diversificação nas fazendas. As inovações técnicas que contribuem para isso são facilitadas por informações de gestão, se fornecidas com alta confiabilidade e clareza – mesmo que os agricultores nunca tenham produzido determinada cultura.
Nesse sentido, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o gerenciamento de dados podem fornecer novos caminhos. Surge uma agricultura lucrativa e socialmente aceita que beneficia o meio ambiente (por exemplo, solo, água e clima) e a diversidade de espécies.
A agricultura inteligente oferece aos agricultores um potencial ilimitado para uma produção mais sustentável com base em dados coletados em campo. Além disso, gera aos produtores valor agregado por meio de uma tomada de decisão oportuna.
Saiba mais!
As novas tecnologias e a digitalização estão transformando a agricultura e oferecendo novas oportunidades para o setor.
Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações sobre como funciona a tecnologia no agronegócio? Compartilhe o post e continue acompanhando o nosso blog! Fique por dentro de outras novidades importantes para agregar as tecnologias ao agronegócio brasileiro. Até a próxima!