A energia solar é, na verdade, o processo de geração de energia elétrica a partir de fonte solar. Uma das vantagens dela é que pode ser aproveitada para diversas aplicações. Outro ponto importante é que também pode gerar energia térmica, o calor utilizado para aquecimento de água ou de ambientes.

 

Essa é uma das fontes alternativas consideradas energia limpa e vem se tornando altamente promissora na atualidade. Assim, é essencial saber como funciona, quais são os tipos e alguns pontos positivos e negativos da sua aplicação.

 

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais! 

 

Como funciona a energia solar?

Energia solar é o nome dado a qualquer tipo de transformação de energia proveniente do sol ou dos raios solares. É a utilização dos fótons que compõem os raios solares que chegam à Terra.

 

Sua captação pode ser realizada de formas diferentes, principalmente por meio de:

 

  • Painéis solares fotovoltaicos.
  • Painéis de aquecimento solar.
  • Usinas heliotérmicas.

 

Outra maneira de entender como funciona a energia solar é pensar na conversão da luz solar em energia, sendo ela térmica ou elétrica. Essa diferença é um dos pontos cruciais na hora de decidir o tipo de instalação e de investimento realizado.

 

Os tipos de energia solar

A energia solar possui dois tipos principais, divididos nos seus princípios básicos de conversão:

 

  • O primeiro tipo é a energia solar fotovoltaica.
  • O segundo tipo é a energia solar térmica ou heliotérmica.

 

A energia solar fotovoltaica

Na energia solar fotovoltaica, ocorre a conversão direta da luz que vem do sol em eletricidade. Esse processo se dá a partir das células fotovoltaicas, também conhecidas como placas solares.

 

Um material semicondutor, normalmente fabricado com silício, recebe a incidência dos raios solares. Isso provoca uma reação de movimentação dos elétrons. Assim, forma-se um campo elétrico, que gera a eletricidade.

 

A quantidade de energia não depende somente do número de painéis, como também de outros fatores:

 

  • Local.
  • Latitude e longitude.
  • Posição e densidade das nuvens.

 

A energia solar térmica

Esse tipo é considerado o mais comum e já é utilizado há algum tempo pela humanidade. Consiste na transformação da energia solar em calor, aplicado para aquecer a água ou diretamente os ambientes.

 

Podem ser utilizados espelhos, coletores de água e até heliostatos, mas o princípio básico é o mesmo: concentrar a luz solar num único ponto. Algumas usinas também utilizam a energia solar para transformar a água em vapor, que movimenta as turbinas e gera energia elétrica.

 

Influenciam também o local de aplicação e sua latitude e longitude, além da posição, da estrutura e da densidade de nuvens.

 

Vantagens e desvantagens da energia solar

Agora que entendemos como funciona a energia solar, podemos tratar das vantagens e das desvantagens desse processo. Por ser uma opção limpa, muitas pessoas podem pensar que a energia solar só oferece vantagens para quem decidir pelo investimento.

 

Existem, sim, algumas desvantagens na aplicação. Elas devem ser levadas em conta na hora do estudo e do dimensionamento do projeto.

 

As desvantagens da energia solar

A principal desvantagem é o custo para a fabricação do painel solar – que pode consumir mais energia do que vai gerar na sua vida útil. Outro fator a ser considerado é o local de instalação, que pode não ser o ideal para suprir a demanda de eletricidade.

 

O armazenamento da energia elétrica gerada ainda depende de um sistema à parte, como um banco de baterias. Isso permite que essa energia seja utilizada também à noite, já que nesse período não há incidência de raios solares.

 

As vantagens da energia solar

Relembrando como funciona a energia solar, podemos nos assegurar de que ela é uma opção:

 

  • Não poluente.
  • Renovável.
  • Considerada inesgotável.

 

Além disso, uma vez instalado, o sistema de geração exige pouca manutenção. Com um dimensionamento correto, o investimento é pago de 4 a 6 anos depois da implementação. E sua vida útil chega a 30 anos. Ou seja, vai gerar energia elétrica por até 26 anos sem custos para o local.

 

Em países com alta incidência de raios solares, é uma ótima opção durante boa parte do ano. E garante energia de qualidade a custos baixos. Em locais de difícil acesso, como o agronegócio, torna-se um investimento extremamente vantajoso para o gestor.

 

Saiba mais! 

A energia solar é uma opção promissora para fornecer energia a locais afastados, como um campo ou uma fazenda. Assim, é ideal conhecer um pouco mais sobre todos os detalhes que envolvem essa tecnologia.

Entre em contato com o nosso time de atendimento! Veja como a Bit Electronics pode ajudar o seu negócio a ter energia solar!

Deixe um comentário

Notícias Recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.