Você pretende investir em um sistema de energia elétrica baseado na energia solar fotovoltaica? Então certamente você irá precisar de um inversor de onda modificada, sendo esse um dos elementos principais de qualquer instalação solar.
Mas, você sabe o que é e para que serve um inversor de onda modificada?
De forma bastante simplista, este equipamento é um tipo de inversor de tensão que serve para facilitar a vida das pessoas, pois converte a tensão da bateria em sinal alternado, permitindo o uso de eletrodomésticos e equipamentos em locais onde não há acesso à rede de energia tradicional, caso dos sistemas que fazem uso do painel solar.
Quer saber mais? Então veja quais são os tipos de inversor de onda modificada e para que serve este tipo de equipamento.
O que são inversores de tensão?
Antes de entendermos como funciona um inversor de onda modificada, é preciso que entendamos o que são inversores de tensão, essencialmente em sistemas fotovoltaicos, que são amplamente utilizados para gerar mais energia associada à economia na conta de luz.
O inversor de tensão é um equipamento utilizado em sistemas fotovoltaicos. Sua função é converter corrente contínua (cc) da bateria ou banco de baterias em corrente alternada (ca) que irá alimentar eletrodomésticos e demais equipamentos convencionais de residências.
Os sistemas fotovoltaicos possuem um ponto comum que são as baterias para armazenamento de energia. As baterias recebem, armazenam e fornecem energia em forma de corrente contínua (cc).
Ao contrário, a concessionária de energia elétrica fornece energia em corrente alternada (ca). A corrente contínua flui em uma única direção, já a corrente alternada alterna sua direção muitas vezes por segundo.
Dessa forma, um inversor de tensão é adotado para converter cc para ca, além de também mudar o valor da tensão. Em outras palavras, este equipamento funciona como um adaptador de energia, permitindo que a energia armazenada em uma bateria possa alimentar aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos.
O que é um inversor de onda modificada?
Seguindo o mesmo conceito do inversor de tensão, os inversores de onda modificada são equipamentos inversores de corrente responsáveis em converter baixas tensões (geralmente originadas de baterias de veículos de 12V ou 24V) em uma tensão maior (127 ou 220V), permitindo assim o uso dos mais diferentes aparelhos eletrônicos a partir de baterias.
Estes inversores de energia costumam ser instalados em carros, ônibus, caminhões, barcos e até motorhomes (caracterizados como veículos adaptados para camping). Mas, na atualidade, esses equipamentos são utilizados em sistemas que fazem uso de painéis solares.
Em conjunto com a placa solar e o controlador de carga, o inversor de corrente funciona como uma mini rede de energia independente.
Os Inversores de Onda Modificada possuem ainda sinal quadrado que acompanha o sinal senoidal da rede de alimentação. Por este motivo, podem ser utilizados em equipamentos que tenham caráter resistivo como lâmpadas incandescentes e também em alguns equipamentos com pequenos motores, sendo, por isso, muito utilizados em residências sustentáveis independentes.
Inversor de onda quadrada x inversor de onda modificada x inversor de onda pura
No mercado especializado, existem basicamente 3 tipos de inversor de corrente:
- Inversor de onda quadrada;
- Inversor de onda modificada; e
- Inversor de onda pura.
O inversor de onda quadrada é o que possui circuitos mais simples, podendo ser utilizado apenas para alimentar equipamentos com carga resistiva, (tais como: ferro elétrico, lâmpadas incandescentes, etc.) e alguns equipamentos eletrônicos, não sendo recomendado para alimentar aparelhos com motor, como refrigeradores, freezers, máquinas de lavar etc.
O inversor de onda modificada por sua vez é o modelo mais econômico, já que não gera uma onda de corrente real, sendo que apenas a simula eletronicamente, produzindo uma onda quadrada.
Este tipo de onda permite o funcionamento de dispositivos que apresentam eletrônica pouco complexa, caso dos televisores, equipamentos de música, iluminação etc..
Por fim há o inversor de onda pura, que gera uma onda de corrente com grande qualidade e precisão, permitindo o funcionamento de todo o tipo de aparelhos elétricos, incluindo os mais exigentes, caso das bombas de água, os eletrodomésticos com motor, como as máquinas de lavar roupa, geladeiras, máquinas de lavar louça e micro-ondas.
Vale destacar que os inversores de onda pura produzem uma corrente de melhor qualidade, inclusive quando comparados com a corrente que chega às casas através da rede elétrica, porém são caracterizados por serem mais caros, destinados a usos mais específicos.
Vantagens do inversor de onda modificada
Como vimos, os inversores de onda modificada são aqueles que possuem uma forma de onda da saída intermediária entre o inversor de onda quadrada e o inversor de onda senoidal pura.
Esse tipo de inversor acompanha o sinal senoidal da rede de alimentação, podendo, dessa forma, ser utilizado em equipamentos que tenham caráter resistivo, como é o caso de lâmpadas incandescentes e também em equipamentos com pequenos motores elétricos.
Assim, a principal vantagem deste inversor quando comparado ao de onda quadrada é a eficiência na relação de custo-benefício, já que sua abrangência de uso e seu rendimento são maiores que o inversor de onda quadrada e seu peso e tamanho são comparativamente menores, fato esse que facilita sua instalação e manuseio.
A desvantagem é que alguns sistemas de áudio/vídeo, relógios digitais, impressoras a laser e fornos de microondas podem não funcionar adequadamente quando este inversor é adotado.
Praticidade e eficiência
Muitas são as opções de inversor de onda modificada, mas o modelo de Inversor de voltagem 500w, 24V para 127V, disponível na nossa loja, chama a atenção por sua eficiência e praticidade.
Suas dimensões são mais reduzidas, visando facilitar seu transporte e manuseio. Também foi englobada à sua estrutura uma conexão USB, a qual permite a utilização junto à bateria de celulares, câmeras fotográficas, entre outros equipamentos.
Sua característica principal, e também seu grande diferencial, está em seus 500w, com pico inicial de 1000w para princípio de funcionamento, seguido por sua estabilidade. As especificações técnicas deste inversor de onda modificada são:
- Tensão de Entrada: 19,5VDC ~ 29VDC;
- Tensão de Saída: 117VAC ~ 133VAC;
- Potência de Trabalho: 500W;
- Potência de Pico: 1000W;
- Frequência: 60Hz;
- Eficiência: >80%;
- Saídas: 1x 2P+T Universal, 1x USB.
Portanto, se você busca por um inversor de onda modificada de qualidade e que seja mais eficiente, vale a pena conhecer este equipamento.
Você mora na zona rural? Então aproveite e faça um estudo de viabilidade de sinal de celular para a sua propriedade. É totalmente gratuito.