conheça-alguns-avancos-tecnologicos-que-revolucionam-a-pecuaria-no-brasil

A pecuária, no Brasil, é considerada como um dos setores mais importantes para a economia nacional. Isso se deve, entre diversos outros fatores, aos ótimos índices de produtividade e crescimento. Além desses indicadores, também se destaca pelo emprego de avanços tecnológicos na produção. 

 

A evolução da tecnologia inclui desde novas práticas de manejo até o melhoramento genético dos animais. Assim, é vital conhecer os avanços que vêm chamando a atenção do produtor rural brasileiro. Esse é um fator-chave para que seu negócio ganhe destaque nacional e internacionalmente.

 

Quer saber mais sobre os avanços tecnológicos que revolucionam a pecuária no Brasil? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

 

Avanços tecnológicos que revolucionam a pecuária no Brasil

A tecnologia vem sendo aplicada de forma satisfatória há décadas na pecuária no Brasil. Esse movimento inicialmente se dava somente na captura e na análise de dados para a geração de relatórios. Isto é, envolvia números de produtividade e eficiência do negócio. 

 

Agregando valor à operação, a atual aplicação da tecnologia tem ido muito além da simples análise. Softwares e ferramentas são automatizados e integrados, permitindo monitoramento em tempo real do local e efetivo controle da produção. Essas novas tecnologias estão revolucionando de fato a pecuária no Brasil e entregando resultados nunca vistos no setor. 

 

Monitoramento eletrônico do animal

O monitoramento eletrônico do animal demonstra perfeitamente o poder da tecnologia e dos seus avanços. Com esse recurso, pode-se acompanhar o desenvolvimento de todo um rebanho, por exemplo, e obter melhores resultados. Identificadores eletrônicos de alta tecnologia leem e rastreiam a movimentação do animal durante todo o dia.

 

Balanças eletrônicas

Com uma balança eletrônica, o dono do negócio pode realizar um acompanhamento automatizado e coletar dados de cada animal. Com isso, reduz erros e gargalos, como: 

 

  • anotações no papel ou em folhas soltas sobre o peso do animal; 
  • falhas de escrita ou incompreensão do que foi anotado; 
  • perda e extravio de documentos com informações importantes sobre as pesagens antigas. 

 

Assim, a coleta dos dados é realizada de forma muito mais precisa e ainda permite agregar outras informações, como:

 

 

Estações de meteorologia

Os dados de cada animal podem ser cruzados com informações sobre o local e as condições do ambiente. Tudo isso de forma integrada ao sistema de gerenciamento, utilizando instrumentos avançados de medição e registro do clima

 

Assim, as miniestações disponibilizam informações muito mais precisas sobre a influência do clima na propriedade. Esse ponto é fundamental para simplificar a tomada de decisão, melhorando os indicadores de eficiência e de produtividade do negócio. 

 

Melhoramento genético

Apesar da importância dos itens anteriores, os avanços que revolucionam a pecuária no Brasil vão além do tratamento de dados. O melhoramento genético dos animais já é uma realidade e evolui em paralelo com as técnicas de reprodução bovina

 

Tudo isso permite que sejam criadas novas variações genéticas específicas para as condições do local, propiciando bons índices de produtividade. A inseminação artificial e  a transferência de embriões auxiliam nessa demanda, impactando diretamente o avanço da tecnologia. 

 

Controles mais efetivos

Com a utilização da tecnologia, assegura-se um controle mais efetivo dos animais no agronegócio, principalmente quando se utilizam drones. Estes podem ser empregados:

 

  • no pastoreio;
  • na pulverização em pontos de difícil acesso;
  • no monitoramento do espaço;
  • na detecção de qualquer cenário que fuja das condições normais;
  • no controle de ervas daninhas, prejudiciais à criação dos animais. 

 

Saiba mais!

Os avanços tecnológicos que estão revolucionando a pecuária no Brasil são essenciais para manter a continuidade do crescimento do setor. Para números excelentes, é fundamental que sejam aplicados melhores métodos para potencializar a produtividade e a gestão das propriedades

Continue acompanhando as publicações no blog da Bit Electronics! Fique por dentro de mais novidades, produtos de qualidade e dicas importantes para o seu agronegócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.