A indústria está enfrentando enormes desafios: aumento dos custos de suprimentos, escassez de mão de obra e mudanças nas preferências dos consumidores por transparência e sustentabilidade. Há um crescente reconhecimento por parte das empresas agrícolas de que são necessárias soluções para esses desafios. Nesse contexto, entram as tecnologias do agronegócio.
A tecnologia está transformando quase todos os aspectos de nossas vidas modernas, e a agricultura não é exceção. Os produtos em sua mesa chegam mais rapidamente, mais frescos e com melhor custo-benefício, graças à tecnologia de ponta na agricultura. As tecnologias do agronegócio se tornarão cada vez mais informatizadas nas próximas décadas!
Com isso em mente, quer saber mais sobre as novas tecnologias do agronegócio que podem mudar o cenário agrícola nos próximos anos? Continue acompanhando a nossa publicação e fique por dentro!
Sensores vestíveis individuais permitem acompanhar a atividade diária e os problemas relacionados à saúde do gado. Ao mesmo tempo, fornecem informações baseadas em dados para todo o rebanho.
Todos esses dados gerados estão sendo transformados em insights significativos e acessíveis. Os produtores podem olhar com rapidez e facilidade para tomar decisões de gerenciamento mais rápidas.
As tecnologias de sensores e dados têm enormes benefícios para a atual indústria pecuária. Elas podem melhorar a produtividade e o bem-estar dos animais detectando quais estão doentes e reconhecendo de forma inteligente o espaço para melhorias. A tomada de decisões orientada por dados leva a escolhas melhores, mais eficientes e oportunas. Elas aumentarão o aproveitamento dos rebanhos.
Automação
A automação pode se referir a qualquer tecnologia que reduza a carga de trabalho do operador. Um exemplo são os veículos autônomos controlados por robótica ou por programas remotos – como sistemas de navegação RTK (Real-Time Kinematic), que tornam as rotas de semeadura e fertilização mais otimizadas. A automação agrícola é muitas vezes associada à “agricultura inteligente”. Trata-se de uma tecnologia que torna a propriedade rural mais eficiente e automatiza o ciclo de produção agrícola ou pecuária. Um número crescente de empresas está trabalhando em inovação robótica para desenvolver, por exemplo:- drones;
- tratores autônomos;
- colheitadeiras robóticas;
- irrigação automática;
- robôs de semeadura.
Agricultura vertical
Atualmente, a agricultura vertical tem se mostrado não apenas cientificamente, mas também financeiramente viável. Ela se refere à prática de produzir alimentos em camadas verticais, e isso oferece muitas vantagens. Talvez a mais óbvia seja a capacidade de crescer em ambientes urbanos – e, assim, ter alimentos frescos disponíveis mais rapidamente e com custos mais baixos. No entanto, a agricultura vertical não se limita apenas a esses ambientes, como era inicialmente esperado. Agricultores de todas as áreas podem usá-la para melhor aproveitar a terra disponível e cultivar culturas normalmente inviáveis nesses locais. As fazendas verticais são únicas porque algumas configurações não exigem solo para as plantas crescerem.- A maioria é hidropônica (vegetais são cultivados em água rica em nutrientes).
- Outras são aeropônicas (as raízes das plantas são sistematicamente pulverizadas com água e nutrientes).
- Em vez da luz solar natural, são usadas luzes artificiais de cultivo.