Conectividade Rural é fundamental para a Agricultura Inteligente no Brasil
Conectividade Rural
A Conectividade Rural, isto é, a disponibilidade de redes de internet no campo, é um dos gargalos para a ampliação da Agricultura Inteligente no país. Porém, não apenas a Indústria 4.0 como também a Agricultura 4.0, para desenvolver-se, requer uma boa rede de internet. Afinal, não é à toa que a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a considerar o acesso à Internet um direito humano básico.
No Brasil, por outro lado, estima-se que cerca de 21,8% da população rural não tenha acesso à internet. Isso contrasta fortemente com a população urbana, em que apenas 1% das casas não têm acesso às redes. No entanto, é possível ter acesso à internet no campo como se estivesse na cidade. Quer saber como? Então leia a seguir!
O que é a conectividade rural
Conectividade rural é o acesso à internet no campo. Em contrapartida, para que isso seja viabilizado, são necessários investimentos significativos em infraestrutura. Com isso, é possível promover a inclusão digital e a manutenção da competitividade do agronegócio brasileiro.
Isso porque, de acordo com dados do IBGE, cerca de 21,8% dos domicílios rurais não têm acesso à Internet. No entanto, seja para a divulgação dos produtos para a comercialização ou para a implantação de novas tecnologias no campo, uma boa conexão de internet é imprescindível.
A conectividade rural é essencial quando se pensa em qualquer tecnologia sob medida, como é o caso da Agricultura de Precisão e outras formas de agricultura inteligente. Tais formas de gerenciamento da produção, além de mais sustentáveis ambientalmente, são muito mais competitivas no longo prazo.
Por essa razão, a necessidade de conectividade vem aumentando no campo, já que em diversas frentes da economia agrícola o Brasil é pioneiro e líder. É o caso, por exemplo, da agricultura tropical e do cultivo do complexo, soja e sucroalcooleiro.
O que a conectividade rural tem a ver com a Agricultura Inteligente
Sem uma boa conexão com a internet, não existe Agricultura Inteligente. Simples assim. A razão disso é que grande parte da possibilidade de avanços reside nas famosas Grandes Nuvens de Dados ou Big Data. Um grande número de aplicativos de gestão agrícola se utiliza de alguma forma de grandes bancos de dados para se manter acurado e viável. Assim, sem acesso à internet, a validação dos dados é bastante dificultada, o que resulta em prejuízos, já que os novos equipamentos não podem ser manipulados corretamente.
É a situação, por exemplo, de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para a agricultura tropical. Neste caso, embora o país venha avançando nas pesquisas com aplicação de tecnologias inovadoras como internet das coisas (IoT) no campo, a falta de acesso à internet mostra-se um entrave para a operacionalização das inovações no dia a dia da fazenda. Essa queixa é comum a todo usuário de equipamentos como drones, máquinas, sensores e robôs no campo.
Nesse contexto, além de técnicas para gerenciamento de dados offline, é fundamental trabalhar em paralelo para melhorar a conectividade rural da fazenda.
Como melhorar a conectividade em minha fazenda
A conectividade rural depende de vários fatores estruturais. Políticas governamentais de criação de infraestrutura, leilões de redes de internet, adoção de novas tecnologias e políticas de inclusão digital entram na equação.
Em paralelo a isso, deve-se buscar uma empresa de confiança, que forneça um excelente atendimento ao cliente e seja capaz de garantir a entrega da qualidade do sinal na propriedade. Ocorre que as empresas de telefonia celular, que são responsáveis pelos sinais 2G, 3G, 4G e, em breve, 5G emitem o sinal de celular (dados e voz). Para que seja efetivamente aproveitado, o sinal deve ser captado e redirecionado através de torres e cabos apropriados.
Assim, para melhorar a conectividade rural em sua fazenda, o primeiro passo é verificar a região onde você se encontra. A partir disso, é possível avaliar qual o melhor equipamento para atender sua demanda. Em geral, para que o sinal possa chegar à fazenda com boa qualidade é necessário um repetidor de sinal de celular e antenas corretas.
Estudo de viabilidade de sinal
Essa avaliação é feita a partir de um Estudo de Viabilidade. Nele, que é feito gratuitamente, constará o que é possível realizar em sua região. Em seguida, são feitas as recomendações de equipamentos para atender à sua demanda o melhor possível.
Portanto, para que a Agricultura Inteligente cresça e mantenha o agronegócio brasileiro competitivo, é essencial que se melhore a conectividade no campo. Para isso, deve-se buscar equipamentos de boa qualidade, de acordo com as possibilidades locais e que assegurem principalmente a constância do sinal.