Saiba_como_usar_a_tecnologia_no_agronegócio_para melhorar_a_rotina_no_campo

Como usar a tecnologia no agronegócio para otimizar a rotina?

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) indica que a população mundial deve atingir 10 bilhões de pessoas em 2050. Mas será possível alimentar a todos? Um dos desafios dos tempos modernos é o desenvolvimento tecnológico: como usar a tecnologia no agronegócio para aumentar a produtividade e a rentabilidade no campo. Nesse contexto de inovação, as plataformas online oferecem:

  • ofertas de compra e venda;
  • detalhes de insumos agrícolas;
  • preços de safras;
  • locais onde sementes e fertilizantes estão disponíveis, e outras informações.

Os usuários podem acessar facilmente esse conteúdo na internet, por meio de seus dispositivos móveis. Eles podem escolher entre uma variedade de aplicativos e criar uma interface personalizada.

Também podem, por exemplo, optar apenas por dados específicos, como preços de mercado. Outro serviço para telefones celulares são as informações do clima – isso está ajudando os agricultores a semear, fertilizar e colher no momento certo. 

Essas inovações vêm sendo utilizadas para melhorar o rendimento das colheitas e otimizar a produção de alimentos. Os agricultores, dispondo de informações sobre previsões climáticas, conseguem ampliar a produção. Esses investimentos têm o potencial de provocar uma grande mudança na forma como a agricultura é conduzida e gerida. 

Continue a leitura para saber mais sobre como usar a tecnologia no agronegócio! Confira!

Como usar a tecnologia no agronegócio?

O sucesso da produção deriva dos principais fatores:

  • Cultivar o máximo possível por hectare de terra.
  • Reduzir o risco de fracasso.
  • Minimizar os custos operacionais.
  • Vender as colheitas pelo melhor preço.

Isso exige uma gestão eficaz dos insumos, como fertilizantes, água e qualidade das sementes. Demanda também a minimização do impacto de variáveis ​​imprevisíveis (como clima e pragas). 

A habilidade a ser desenvolvida aqui é traduzir os dados em ação. Em última análise, a agricultura digital tem tudo a ver com ecossistemas de tecnologias e de dados. Tais ecossistemas apoiam o desenvolvimento e a entrega de informações e serviços oportunos. Estes são direcionados para tornar a agricultura lucrativa e sustentável, ao mesmo tempo que fornece alimentos seguros, nutritivos e acessíveis.

Oportunidades amplas

Para descobrir como usar a tecnologia no agronegócio, é necessário pensar em reduzir os impactos ambientais da agricultura. Por exemplo: a aplicação minimizada ou específica de insumos, como fertilizantes e herbicidas, em sistemas de agricultura de precisão tem dois resultados positivos:

  • Reduz os problemas de lixiviação.
  • Diminui a emissão de gases de efeito estufa.

Com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) atuais, é possível criar uma rede de sensores. Esta, por sua vez, permite o monitoramento quase contínuo da fazenda. Da mesma forma, existem estruturas para associar plantas, animais e solos com as necessidades de insumos – como água, fertilizantes e medicamentos.

Agricultura inteligente

Ainda no sentido de como usar a tecnologia no agronegócio, a agricultura inteligente torna a produção mais lucrativa para o produtor rural.

  • A diminuição do emprego de recursos economiza dinheiro e trabalho.
  • O aumento da confiabilidade dos dados reduz os riscos.
  • As previsões meteorológicas ideais e específicas do local permitem o cultivo ideal de culturas.
  • As projeções de rendimento e os mapas de probabilidade de doenças e desastres são baseados em uma densa rede de dados meteorológicos.
  • As informações específicas do local oportunizam novos negócios para toda a cadeia de valor – desde os fornecedores de tecnologia e de insumos até os produtores rurais.

E se todos os dados relacionados à agricultura fossem registrados por sensores automatizados? Assim, o tempo necessário para priorizar a aplicação de recursos e para a fiscalização administrativa diminuiria.

A agricultura inteligente também tem o potencial de conquistar a aceitação do consumidor. Isso porque otimizar o manejo também permite aumentar a qualidade do produto. Portanto, o produtor rural deve saber como usar a tecnologia no agronegócio – e as opções são muitas! Aplicando-as na lavoura, o agricultor vai alavancar a produtividade e a lucratividade.

Saiba mais! 

Nosso artigo inspirou você a fazer algumas mudanças em seu negócio? Compartilhe o post e continue acompanhando nosso blog para entender como usar a tecnologia no agronegócio! Fique por dentro de outras novidades importantes para agregar as tecnologias à sua propriedade! Até a próxima!

Deixe um comentário

Notícias Recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.