Como instalar uma torre telescópica em sua propriedade?
Instalar uma torre telescópica é a alternativa perfeita para trazer os avanços da tecnologia e da comunicação à sua propriedade rural. Isso porque ela faz com que o sinal de celular e de internet na sua fazenda, sítio ou chácara seja mais amplo e proporcione uma conectividade incomparável.
A torre telescópica é caracterizada por ser uma estrutura relativamente alta (que pode variar de 6 até 21 metros), sendo comumente usada para instalações de para-raio e antena digital, ajudando, dessa forma, a fazer com que o sinal atinja uma extensão bem maior.
Porém, para que a torre telescópica traga os benefícios desejados, há a necessidade que sua instalação seja muito bem planejada e executada, evitando quaisquer acidentes e a segurança de todos ao redor.
Veja, então, quais os benefícios de instalar uma torre telescópica e saiba qual deve ser a forma correta para implantá-la dentro de sua propriedade rural.
O que é uma torre telescópica?
Geralmente fabricada de aço carbono, com acabamento em pintura eletrostática, garantindo maior durabilidade, a torre telescópica é comumente utilizada para instalações de para-raio e antena digital, mas também pode suportar outros tipos de equipamentos elétricos como antenas analógicas, de internet via rádio, Px, FM, parabólicas e de rádio comunicação.
Esse tipo de torre é ideal para ser utilizada em instalações de baixo custo, principalmente em regiões mais afastadas de centros urbanos ou de grande depressão, sendo, por isso, muito utilizada em zonas rurais.
O principal motivo para instalar uma torre telescópica é ter um mecanismo para prover maior altitude para antenas e outros aparelhos responsáveis por captar e transmitir sinais de ondas para distâncias maiores.
A torre telescópica é formada basicamente por uma base e um conjunto de tubos. A altura da torre dependerá da quantidade de tubos utilizada.
Vale lembrar que, quanto mais alta, maior será a necessidade da torre ser estaiada, visando a garantia da estabilidade da estrutura, principalmente diante da força causada pelo vento.
Como montar e instalar uma torre telescópica com segurança?
Agora que você já sabe qual é a função de uma torre telescópica na sua propriedade rural, é preciso que você saiba também como deve ser realizada a montagem e a instalação desse tipo de estrutura com a máxima segurança.
Assim, especificamente para a construção e instalação de uma torre telescópica com base móvel, algumas etapas são fundamentais.
Fundação para receber a estrutura
A primeira etapa da montagem é priorizar a qualidade da fundação, sendo essa etapa muito importante para evitar o afundamento e posterior tombamento da estrutura. Há basicamente dois tipos de fundações que podem ser adotadas nessa montagem:
Opção 1: é utilizada uma concretagem em uma área de 80×80 cm nos lados e com uma profundidade de 30 cm. A base da torre deve ser parafusada diretamente no concreto.
Opção 2: aqui, a base será fixada com o uso de vergalhões ¾ com, no mínimo, 1 (um) metro de profundidade, garantindo assim melhor estabilidade à torre.
Estacas e estaios
Toda torre telescópica deve ter 3 estacas, que ajudarão a estaiar toda a estrutura. Essas estacas devem ter, ao menos, 8 cm de diâmetro, sendo, preferencialmente, constituídas de eucalipto tratado, devendo ser instaladas com, no mínimo, 1 (um) metro de profundidade no solo.
A distância das estacas para a torre deve variar conforme a altura da estrutura, acompanhando o seguinte distanciamento:
- Torres de 15 metros devem ter suas estacas posicionadas a 5 metros de distância da estrutura;
- Torres de 21 metros devem ter suas estacas posicionadas a 7 metros de distância da estrutura.
Já os estaios deverão ser de arame liso galvanizado 16 mm ou 14 mm. Além disso, cada arame deverá atravessar individualmente cada estaca.
Para uma torre de 15 metros, serão necessários 160 metros de arame nº 16 (1,65 mm) ou 14 (2,10 mm). Já para uma torre de 21 metros, serão necessários 200 metros de arame nº 16 (1,65 mm) ou 14 (2,10 mm).
Montagem da torre em si
Para a montagem da torre, 3 etapas precisam ser seguidas:
1. Deixe os arames fixados na torre para o estaiamento, antes de levantá-la.
Nessa etapa é recomendável fixar os arames no mínimo em 4 partes da torre, ou seja, no lance inicial e no lance final, além de outros dois pontos no meio da torre.
Em uma torre de 15 metros, por exemplo, os pontos de fixação do arame serão: 3m, 9m, 12m e 15m. Já na torre de 21 metros, os pontos de fixação devem ser: 3m, 9m, 15m e 21m.
2. Levante a torre, com ela toda fechada e fixe a base na fundação ou no solo, diretamente com o vergalhão.
Ainda nessa etapa, com a ajuda de uma escada, que tenha a mesma altura do primeiro lance da torre, amarre-a na estrutura para que possa começar a levantar os demais lances.
3. Inicie o levantamento dos demais lances da torre
Comece levantando os lances mais finos e vá realizando o travamento do mesmo para que o lance subsequente seja levantado.
A dica aqui é não levantar o lance mais fino totalmente, deixando pelo menos 50 cm dentro da penúltima parte. Mas, nas demais partes, o recomendado é deixar no mínimo 20 cm dentro de cada lance.
Além disso, caso esteja ventando, será necessária a ajuda extra para garantir a estabilidade de todo o içamento, utilizando o arame fixado no lance mais alto.
Tensionando os arames
A etapa final para montar e instalar uma torre telescópica é realizar o tensionamento dos arames que irão estaiar e garantir a estabilidade da torre.
Para isso, é preciso utilizar um esticador de fios que ajudará a fixar a torre nas estacas com maior facilidade.
Para usar o esticador siga os seguintes passos:
– Coloque o arame da cavidade e gire o esticador;
– Após esticado o arame, coloque a trava em um dos furos da estaca para que o arame permaneça esticado;
Por fim, para facilitar esse processo, pode-se adotar o braço de tensão ou uma simples catraca.
Ficou interessado em instalar uma torre telescópica? Então veja as soluções da Bit Electronics e faça um estudo de viabilidade para sua propriedade, é grátis!