Como funciona e como instalar um sistema de energia solar
O que é um sistema de energia solar?
Nos últimos anos, os custos operacionais com energia elétrica vêm demandando muito dinheiro por parte de agricultores, e atender essa categoria de despesa está cada dia mais difícil em muitos casos. Por isso, muitos produtores e empresários rurais investem na energia solar para reduzir seus custos e melhorar a eficiência energética.
Diante desse “boom” da energia solar, a cada dia que passa, saber como funciona o sistema fotovoltaico é uma necessidade recorrente entre produtores rurais que buscam fugir dos altos reajustes e tarifas da conta de luz.
Com isso, ainda é possível encontrar muita desinformação e mitos sobre a verdadeira eficiência no uso desta tecnologia.
Veja então como funciona e quais são as vantagens da utilização da energia solar na agricultura. Veja também como implementar essa solução para ter a luz do sol gerando eletricidade na sua propriedade com custos reduzidos.
Como funciona a energia solar fotovoltaica?
É a energia que vem dos raios solares e que será convertida em energia elétrica! Esse é o conceito central da energia solar fotovoltaica.
Em resumo, a energia solar fotovoltaica é caracterizada como a geração de energia elétrica através da luz do sol, quando, através de um sistema fotovoltaico, o consumidor pode abastecer parte ou todo o consumo elétrico de sua casa, ou empresa.
O mais interessante é que, nos últimos anos, essa forma de geração de energia vem ganhando cada vez mais projetos na área rural, como fazendas, granjas e horticultura.
O processo de conversão da energia solar em energia elétrica utiliza as chamadas células fotovoltaicas, comercializadas pela Bitmex, estas normalmente são feitas de silício ou outro material semicondutor. Assim, quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, gerando assim eletricidade.
Vale citar que um sistema fotovoltaico é composto pelo arranjo fotovoltaico e demais equipamentos para seu funcionamento, como, por exemplo: controlador de carga, bateria, inversor, etc.
Energia solar no campo e seus principais usos
Uma das dificuldades mais recorrentes em sistemas produtivos relacionados à agricultura é a dificuldade em reduzir os custos com a energia elétrica. Diante dessa dificuldade, a energia solar pode ser a chave para que o produtor rural consiga reduzir seus custos de produção.
Neste contexto, o uso da energia solar é uma solução bastante prática para reduzir a despesa com uso da energia elétrica em diversos setores agropecuários, tais como:
- Pequenos Laticínios;
- Granjas de suínos e aves;
- Tanques de piscicultura;
- Pequenas fábricas de ração;
- Sistemas de comunicação remotos, como pequenas antenas ou repetidores de sinal.
Os sistemas de painéis fotovoltaicos fazem uso da energia do sol para também bombear água para sistemas de irrigação e alimentar máquinas e equipamentos agrícolas. As tecnologias solares também podem ser efetivamente usadas para contribuir com o avanço das tecnologias relacionadas à Agricultura de precisão e Agricultura 4.0.
Dessa forma, praticamente todo tipo de negócio atualmente adotado em fazendas pode usar a energia solar com muita eficiência.
Passo a Passo de como instalar um sistema de Energia Solar na fazenda
Com a sua popularização, ter um projeto de energia solar na fazenda está cada dia mais fácil e barato. Mas, para não errar no dimensionamento do projeto, é necessário um passo a passo seja seguido à risca.
Basicamente, 4 são os passos mais importantes que precisam ser seguidos para que você tenha um eficiente projeto de energia solar na sua propriedade rural. São eles:
Passo 1: Faça uma análise da sua conta de Luz
O primeiro passo para iniciar um projeto de energia solar fotovoltaica na sua fazenda ou sítio é simplesmente analisar sua conta de luz, com a respectiva média de consumo.
Procure na sua conta de luz qual é o seu consumo mensal em kWh. Com base neste número, será possível calcular o “tamanho” que seu sistema de energia solar deve ter.
Para ter um consumo médio mais preciso, é recomendável utilizar o consumo mensal de energia dos últimos 12 meses.
Passo 2: Simule o custo da instalação de energia solar
Com base no consumo mensal de energia da sua propriedade rural é possível simular o custo aproximado da instalação do seu projeto de energia solar. Para isso, é possível utilizar vários simuladores de custo de energia solar, oferecidos pelas empresas.
Com os dados de consumo, será possível calcular o custo médio do projeto fotovoltaico de instalação de energia solar, bem como:
- Quantidade de painéis fotovoltaicos necessários;
- Geração anual de energia solar;
- Área necessária para a instalação dos painéis solares;
- Peso médio por m² de placa solar instalada.
Passo 3: Tenha o orçamento e o Projeto Fotovoltaico de Instalação do Painel Solar
Agora que você já sabe o consumo de energia mensal em kWh da sua propriedade, além do custo aproximado de instalação de energia solar, o próximo passo será encontrar empresas de energia solar que sejam qualificadas e capacitadas para que você possa escolher a opção que melhor atende a necessidade.
Passo 4: Chega a hora de instalar um sistema de Energia Solar
A instalação de um sistema de energia solar é a etapa final. Entretanto, não é aconselhável tentar fazer a instalação por contra própria, por duas razões:
É perigoso!
É necessário ter uma autorização da sua distribuidora de energia para a instalação desse projeto, e somente engenheiros e eletrotécnicos podem fazer esta solicitação.
Dessa forma, para não ter erro, o procedimento padrão a ser seguido durante a instalação é:
- Receber a visita técnica de uma empresa especializada para formalizar o orçamento;
- Pedir para que a empresa faça o projeto da instalação da placa solar, para que este seja mandado para a distribuidora, adiantando todo o processo burocrático de conexão do seu sistema à rede;
- Instalar o sistema de energia solar no local mais adequado da propriedade;
- Homologar a instalação das placas solares junto à distribuidora;
- Pronto, chegou o momento de utilizar a energia elétrica provinda do sol sem maiores preocupações com a conta de energia.
Por fim, é preciso não se esquecer da importância da manutenção do sistema de energia solar. Mesmo sendo bastante simples e de baixo custo, a manutenção deve ser feita.
O procedimento de manutenção consiste basicamente em limpar as placas solares a cada ano, ou quando o sistema apresentar uma queda na produção de energia. Esta limpeza é semelhante à limpeza de uma janela, ou seja, basta passar um pano ou esguichar um pouco de água que a placa estará limpa de qualquer sujeira.