A produção de alimentos é uma das indústrias mais antigas do mundo. Mas, graças às novas tecnologias, algumas mudanças muito profundas estão acontecendo no setor. Por isso, cada vez mais os produtores têm compreendido a importância de saber como implementar a tecnologia no agronegócio.
Nesse sentido, há muitas maneiras de tornar a atividade agrícola mais eficiente em termos de tempo, custo e mão de obra. Na era on-line, também é necessário pensar em digitalizar as tarefas para ampliar a produtividade. Mas como utilizamos a tecnologia agrícola para obter, por sua vez, a eficiência agrícola?
Para tornar a execução das funções mais eficiente e eficaz, precisamos fazer algumas melhorias, digitalizando e automatizando as atividades. Continue a leitura e saiba mais sobre como implementar a tecnologia no agronegócio! Confira!
Como implementar a tecnologia no agronegócio?
A computação em nuvem e o big data propiciam uma visão ampla sobre onde e quando plantar, regar e colher. Ao mesmo tempo, há as novas técnicas de produção, como agricultura vertical e estufas hidropônicas. Elas são menos intensivas em recursos e aproximam os alimentos frescos dos consumidores. Além disso, a Internet das Coisas (IoT) oferece melhores análises e possibilidade de automação.
Simultaneamente, a aplicação de tecnologias ao longo do ciclo de vida da produção conquistou o interesse dos investidores. A AgTech (startup ligada ao setor agrícola) está passando de uma categoria nascente para uma em crescimento. Em parte, isso se deve a investimentos de capital de risco, ou seja:
- mais empresas estão buscando financiamento;
- mais fundos de capital de risco estão se concentrando em AgTechs;
- os negócios são cada vez maiores e avançam para estágios posteriores.
Tecnologias que podem ajudar na eficiência agrícola
Quer saber como implementar a tecnologia no agronegócio? Aqui apresentamos alguns exemplos e as principais vantagens de usar a tecnologia agrícola.
Monitore a fazenda em tempo real
Essa tecnologia permite que os trabalhadores rurais capturem e enviem imagens das culturas e do solo. Também possibilita obter a localização por meio de GPS, assim como outras informações, de modo a estabelecer uma comunicação rápida.
Os sistemas de Inteligência Artificial também podem analisar imagens e deduzir certos fatores, como a qualidade. Por essa eficiência, garante-se que todas as atividades em campo estejam de acordo com os padrões aplicados.
Rastreie equipamentos e veículos em tempo real
Saber a localização precisa de equipamentos e veículos no campo facilita e agiliza o acesso sempre que os agricultores precisarem. Isso tornará as atividades mais eficientes em termos de horas de trabalho.
Rastreie e monitore remotamente as atividades agrícolas
Existem várias atividades no setor agrícola que poderiam ser mais eficientes rastreando e monitorando remotamente. Por exemplo, as tarefas geralmente manuais (porém, em alguns casos, automatizadas), como fertilização e colheita.
Análise dados em tempo real na propriedade rural
Algumas soluções digitais podem analisar imagens do solo para fornecer informações confiáveis e acionáveis. Isso oferece uma noção mais adequada de quais culturas e fertilizantes usar.
Há ainda as soluções baseadas em Inteligência Artificial, que fornecem análises preditivas – como previsões do tempo e de doenças em plantas. Os dados preditivos de produção podem ser usados para tomar medidas proativas.
Acompanhe os problemas agrícolas de forma eficaz
Outro benefício de saber como implementar a tecnologia no agronegócio é manter a qualidade das atividades agropecuárias. Lidar com problemas na agricultura muitas vezes demora um pouco porque determinado local pode ser de difícil acesso.
Ao utilizar a tecnologia, os trabalhadores agrícolas elaboram relatórios de problemas em tempo real, por meio de seus telefones celulares. Da mesma forma, identificam problemas remotamente avaliando imagens em relatórios de inspeção.
Entendendo como implementar a tecnologia no agronegócio, seremos capazes de conhecer as condições de campo. Assim, poderemos designar diretamente a pessoa ou a mão de obra correta para lidar com o problema.
Saiba mais!
As tecnologias agrícolas promissoras estão se introduzindo cada vez mais no dia a dia do produtor rural. Elas oferecem ajuda substancial aos produtores em seus esforços para:
- otimizar insumos;
- simplificar o gerenciamento da fazenda;
- aumentar a produtividade.
Dito isso, como sabemos, maiores rendimentos e custos de manutenção reduzidos ampliam as margens de lucro.
Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post e continue acompanhando nosso blog! Fique por dentro de outras novidades importantes sobre como implementar a tecnologia no agronegócio. Até a próxima!