A energia solar tem como pilar principal a transformação dos raios fotovoltaicos provenientes da luz do sol em energia elétrica. Assim, consegue promover a sustentabilidade por ser considerada uma fonte de energia limpa. Além disso, atende locais aos quais as concessionárias de eletricidade não chegam.
Um ponto importante da energia solar é realizar um investimento adequado. Isso significa contar com um parceiro de qualidade para atender às demandas pelos melhores produtos e itens de instalação.
Com isso, deve-se ter em conta a manutenção, a vida útil dos equipamentos e o potencial de atendimento do local. Esses são aspectos essenciais, que precisam ser entendidos para desfrutar melhor dos benefícios.
Quer saber mais sobre como funciona a energia solar e quais são as vantagens? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra mais sobre essa tendência!
Como funciona a energia solar?
Após a descoberta do efeito fotovoltaico, o potencial para gerar eletricidade a partir da luz solar foi amplamente utilizado. Isso é fundamental para entender como funcionam a energia solar e as placas fotovoltaicas de transformação de energia. Essas placas são fabricadas a base de silício, um material semicondutor e isolante com características específicas para a condução de eletricidade. Quando a luz solar chega à placa, a carga negativa muda de lado, e o movimento dos elétrons forma a corrente elétrica.A utilização da energia solar em residências e comércios
Ao contar com um parceiro especializado nesse serviço, pode-se usufruir da geração de energia elétrica a partir de fonte solar. O primeiro passo é determinar o consumo atual. Desse modo, faz-se um dimensionamento correto do modelo fotovoltaico que será instalado, de acordo com a necessidade do local. Assim, existem duas opções de fornecimento de eletricidade:- A primeira consiste no modelo off-grid, ou fora do sistema de fornecimento de energia elétrica. O abastecimento noturno e em momentos em que não seja possível captar luz solar é feito por baterias. Estas são recarregadas ao longo do dia.
- O segundo consiste no modelo on-grid, ou conectado ao sistema da concessionária local. Assim, consome-se a energia elétrica gerada a partir da fonte solar. Caso haja qualquer interrupção, pode-se consumir a energia entregue pelo sistema local.