As culturas de inverno podem ser uma ótima forma de aumentar a rentabilidade do agronegócio. Assim, os produtores rurais de pequeno, médio e até grande porte garantem uma possibilidade de diversificação de renda.
E mais: as culturas de inverno conseguem promover melhorias significativas a partir da rotação e substituição do cultivo. Esta é uma ferramenta importante para os produtores rurais recuperarem o solo além de obter ganhos econômicos.
Quer saber mais sobre como as culturas de inverno impactam positivamente a rentabilidade do agronegócio? Continue acompanhando a nossa publicação!
A importância das culturas de inverno
As culturas de inverno são uma ótima forma de suceder a área ocupada pelas culturas principais de milho ou soja após o seu período de ocupação. São caracterizadas pelo plantio de gramíneas, oleaginosas e até alguns legumes. Algumas opções viáveis são listadas abaixo:
-O trigo;
-A aveia;
-O milho;
-O feijão;
-O girassol;
E até algumas culturas conhecidas como de cobertura, que podem ser utilizadas como adubo verde ou para a produção de biomassa.
A escolha das culturas de inverno de acordo com a viabilidade econômica da região
Um ponto importante é que a escolha das culturas de inverno que podem ser realizadas no agronegócio depende da viabilidade econômica da região. Isso demonstra também a relevância de um entendimento da rentabilidade do plantio escolhido.
Numa região onde o milho é mais consumido e o solo é propício a este tipo de cultura de inverno, deve-se apostar nesta opção. E o Brasil como um país de tradição agrícola, pode-se utilizar de duas culturas em um mesmo campo a depender da estação do ano.
A rotação de culturas
A rotação de culturas é uma das etapas do sistema de Plantio Direto e serve como uma solução para o problema de sucessão de plantios. Num determinado agronegócio, pode-se muito bem alternar somente entre soja-milho durante alguns anos.
Este tipo de limitação pode causar problemas como o aparecimento de pragas especializadas neste tipo de produção. E mais, a utilização dos mesmos produtos podem acabar afetando o solo e fazendo com que se diminua a eficiência no controle das pragas.
É aí que as culturas de inverno entram como uma solução ideal para os produtores rurais.
Os benefícios das culturas de inverno para rentabilidade dos produtores rurais
As culturas de inverno melhoram a eficiência do agronegócio e consequentemente a rentabilidade dos produtores rurais. Um ponto importante neste tipo de ação é entender o equilíbrio da região, dos plantios principais e até do tipo de nutriente ideal para o terreno.
-Um ótimo exemplo são as regiões que enfrentam o problema da seca. Neste período pode-se plantar a aveia, que tem uma resistência a esse fator;
-Já no sul do país com a característica de climas mais frios e temperaturas mais baixas, pode-se apostar no trigo e até o centeio. Estes cultivos resistem melhor ao frio no período de entressafra;
-E além da temperatura, a escolha da cultura de inverno deve levar em consideração qual será o plantio realizado durante o verão.
Todas são características principais e demonstram o benefício para rentabilidade dos produtores rurais. E não somente da venda de outro tipo de produto a partir da cultura de inverno.
Benefícios diretos para a produção e plantio
Um ótimo benefício das culturas de inverno é equilibrar a demanda de nutrientes dos diferentes plantios. O solo então tem uma melhor preparação, além de contar com outros fatores como a minimização da erosão.
Outro ponto importante e que entrega mais rentabilidade ao produtor rural é o controle e a tolerância de pragas. Uma planta daninha ou praga pode ser combatida com a entrada de uma cultura de inverno no sistema, que responda melhor aquela espécie.
E até outros tipos de estudos podem ser aplicados para amenizar e equilibrar o sistema produtivo.
Saiba mais!
As culturas de inverno são uma ótima forma de entregar mais rentabilidade ao produtor rural e aumentar a eficiência do seu plantio. A partir de um estudo correto das opções, pode-se selecionar a melhor cultura que se adeque ao seu cenário.
Estas opções podem ser combinadas e variadas durante os anos, de acordo com a variação de preços. O ideal é sempre buscar uma produção que apresente a maior liquidez no mercado.
Estar conectado é a forma ideal de garantir as melhores opções de compra e venda para o seu agronegócio. Entre em contato conosco e solicite o seu estudo de viabilidade!
Você quer melhorar a conectividade na sua fazenda ou sítio? Então faça um estudo de viabilidade de sinal agora mesmo.