É comum encontrarmos diversas situações de desperdício quando prestamos atenção na rotina do agronegócio. Para aumentar a eficiência da fazenda, algumas ações simples e práticas podem ser adotadas. O intuito é conscientizar os colaboradores e transformar o ambiente, sempre pensando na produtividade.
Um ponto positivo dessa mudança: ela melhora a saúde do negócio e a sua posição em relação à concorrência. E pode inclusive aumentar a competitividade em um mercado cada vez mais disputado.
Quer saber mais sobre como aumentar a eficiência da fazenda e garantir índices ainda mais altos de produtividade? Continue acompanhando a nossa publicação e conheça os principais passos!
Os desperdícios no agronegócio
De uma forma geral, desperdício é uma das piores preocupações ao administrar qualquer tipo de negócio. Pode consumir os recursos da empresa e ainda fazer com que áreas vitais sejam penalizadas para evitar maiores danos.
Desde defeitos em máquinas até processos que poderiam ser otimizados, os desperdícios impactam inclusive na cultura organizacional. Mesmo o tempo que um processo leva para ser executado corretamente é uma perda. E ela incide de forma negativa nos indicadores da produção.
Aumentar a eficiência é um desafio constante!
Para qualquer que seja o setor do negócio, aumentar a eficiência é um desafio constante, que exige dedicação. Tanto tarefas simples quanto complexas podem resultar num aumento de eficiência – desde que mapeadas corretamente e executadas da maneira certa.
A principal vantagem é que aquele recurso que seria desperdiçado volta integralmente para a empresa. Pode ser convertido em um novo investimento ou na otimização do ambiente de trabalho com novas máquinas e equipamentos. Assim, todos saem ganhando! Basta pôr em prática algumas ações simples para que o trabalho seja realizado de forma mais eficiente.
Os 4 passos para aumentar a eficiência da fazenda
Para aumentar a eficiência da fazenda e do agronegócio como um todo, existem alguns passos que auxiliam o produtor rural. Esse tipo de ação possibilita desde uma visão mais apurada do negócio até a conscientização dos colaboradores.
#1 – O primeiro passo é conhecer os números do seu agronegócio
Existe uma premissa, famosa no mundo da gestão de negócios, que diz o seguinte: “Não se gerencia o que não se mede”. Aplicando ao dia a dia da fazenda, significa que é importante conhecer os números do negócio para um gerenciamento efetivo.
- Quanto de insumos eu gasto em determinado plantio?
- Qual a previsão de retorno?
- Quantos recursos foram utilizados?
Todas são perguntas simples que ajudam você a conhecer sua realidade e planejar melhor o seu negócio.
#2 – Evite qualquer tipo de defeito
Quando o resultado de algum processo ou de alguma tarefa apresenta falhas, é sinal de que houve desperdício ali. Para aumentar a eficiência da fazenda, é importante prevenir qualquer tipo de defeito – seja no planejamento, na produção ou até nas máquinas e nos equipamentos.
Manutenção em dia, processos bem mapeados, números e indicadores bem gerenciados: tudo isso faz a diferença. Assim, é possível aumentar a eficiência da fazenda de forma rápida e econômica.
#3 – Torne os seus processos mais simples
Tornar os processos simples é uma ótima forma de garantir que os erros sejam mínimos. Dessa forma, o desperdício também é mínimo, uma vez que não há mais recursos ou tempo jogados fora.
Para aumentar a eficiência da fazenda, é importante transformar os seus processos, sim. Mas tenha em mente um formato simplificado. As pessoas envolvidas precisam saber o que deve ser feito, qual o momento ideal e a forma correta.
#4 – Elimine possíveis barreiras e a falta de conhecimento
Uma comunicação aberta e fluida pode contribuir diretamente para aumentar a eficiência da fazenda. Eliminar qualquer tipo de barreira, seja de esforço mental ou físico, transforma um processo complexo em um processo simples.
Assim, os colaboradores entendem exatamente quais são os procedimentos corretos e adquirem o conhecimento necessário para executar as ações. Além disso, compreendem também qual o momento certo para a execução daquela tarefa.
Tudo isso pode ser obtido ao disponibilizar informações claras, que passem a mensagem correta de forma precisa. O conteúdo necessário para realizar a atividade pode ser assimilado por meio de uma comunicação muito mais intuitiva.
Saiba mais!
Os passos para aumentar a eficiência da fazenda são simples e oferecem bons resultados para o agronegócio. Podem também contribuir diretamente para o crescimento da produção e para a redução de desperdícios.Continue acompanhando as publicações no nosso blog! Receba mais dicas para garantir a produtividade do seu agronegócio!