5 dicas para reduzir custos na sua fazenda ou sítio
Como reduzir custos na sua fazenda ou sítio
Você tem uma propriedade rural? Então certamente você enfrenta muitos desafios no seu dia a dia, não é verdade? O principal desses desafios é pensar em ações para reduzir custos na sua fazenda ou no seu sítio.
Para alcançar essa meta você deve fazer uma análise minuciosa, visualizando onde é possível reduzir custos na sua fazenda ou sítio. Com isso, você deve tomar algumas decisões que visem a redução dos custos.
Nesse sentido, é interessante citar que boa parte dos métodos e tecnologias estão ligados à necessidade de avanço da conectividade em ambientes rurais, com o celular sendo a ponte para ajudar na tomada das decisões.
Veja então 5 dicas que você deve considerar para reduzir custos na sua fazenda ou no seu sítio. Acompanhe!
1. “O que não é medido, não é gerenciado. ”
A citação acima, atribuída a Robert Kaplan e David Norton, autores da metodologia de medição BSC Balanced Scorecard, ressalta exatamente a importância dos indicadores como métrica para qualquer modelo de gestão. Será a medição destes dados que permitem a otimização dos processos de forma inteligente e baseada em resultados reais.
No seu caso, o conhecimento dos custos de produção faz com que você conheça os principais indicadores do seu negócio. Estes o ajudarão a observar onde é possível reduzir custos na sua fazenda sem comprometer o andamento do negócio.
Assim, as anotações sobre todo o processo de produção, como entradas e saídas, são fundamentais durante todo o processo de monitoramento. Estas anotações ajudarão você a responder perguntas como:
- Como você gasta?
- Quando você gasta?
- Quanto você gasta?
- Em quais áreas você gasta?
- Onde é possível economizar?
Com um melhor entendimento destas perguntas, despesas e receitas poderão, com o tempo, ser previstas, permitindo correções em possíveis desvios, ajudando você a reduzir custos na sua fazenda ou sítio sem comprometer o bom andamento do seu negócio.
2. Tenha informações e saiba negociar com fornecedores
Muitas pessoas ligadas ao agronegócio, na ansiedade de reduzir custos na sua fazenda, costumam simplesmente aceitar a proposta mais barata feita pelo seu fornecedor. Porém, em muitos casos, esse produto/serviço apresenta resultados insatisfatórios, comprometendo custos e o negócio todo.
Por isso, é preciso tomar algumas precauções antes de negociar com fornecedores, como:
- Faça uma pesquisa de mercado, visando conhecer as condições de seus parceiros;
- Esteja em contato com outros amigos fazendeiros que já compraram determinado produto ou contrataram um serviço;
- Entenda mais sobre o serviço prestado ou o produto a ser adquirido.
Uma boa conectividade de celular na sua fazenda será sua grande aliada nesse sentido. Com ela, você conseguirá ter contato direto e constante com seus fornecedores, parceiros e outros fazendeiros.
Esse tipo de dica ajudará você a reduzir custos na sua fazenda, pois evitará situações problemáticas, como juros abusivos, além de produtos e serviços de baixa qualidade.
3. Esteja sempre atento ao mercado e ao clima
Por trabalhar com muitas commodities e por ter ampla dependência das variações climáticas, toda fazenda ou sítio depende da volatilidade do mercado mundial e do clima.
Essa atividade é totalmente dependente das variações climáticas, como a quantidade de chuvas e temperaturas, pois estas irão intervir diretamente nas colheitas e produtividade das lavouras.
Da mesma forma, as cotações internacionais das commodities (boi gordo, café, soja, milho, etc.) negociadas em bolsas de valores influenciam na formação do preço dos produtos e consequentemente nos custos do agronegócio.
Por isso, se você quer ter maior acurácia nas suas tomadas de decisão para reduzir custos na sua fazenda sem comprometer a produtividade, você deve consultar as previsões do tempo e as cotações das commodities e insumos que você usa em sua fazenda.
Para conseguir isso, mais uma vez vale citar a importância de ter uma conectividade de maior qualidade na sua fazenda, permitindo que você tenha informações mais precisas e atualizadas sobre estes fatores que influenciam diretamente no sucesso da sua atividade.
4. Adoção da tecnologia: fator estratégico para reduzir custos
A tecnologia já faz parte do dia a dia de empresários do agronegócio e não há como fugir disso. Prova disso é o avanço da Agricultura 4.0, que já é uma realidade e está revolucionando o setor.
De fato, a tecnologia é fator estratégico para todo gestor que tem como meta reduzir custos na sua fazenda ou sítio. Em um contexto onde a competitividade é muito alta, o empreendedor rural que não investe em tecnologia acaba ficando para trás e de mãos atadas.
Essas tecnologias, quando bem adotadas, proporcionam otimização de processos, melhor planejamento e aproveitamento do tempo com tomadas de decisões muito mais assertivas.
Essa atual forma de fazer o agronegócio acontecer também possibilita que você tenha informações suficientes para avaliar em tempo real o seu negócio, reduzindo gastos desnecessários e mantendo relacionamento mais transparente e seguro com fornecedores, sócios e clientes.
Com isso, os gastos não somente diminuem, como também passam a ser controlados com o auxílio de sistemas de gestão, aplicativos e softwares. Dependendo da necessidade, alguns ainda ajudam a traçar caminhos mais assertivos.
5. Atenção aos problemas do dia a dia
A maioria de produtores, essencialmente aqueles atuantes na agricultura, costumam se preocupar com os temas macro da sua atividade, como clima, mercado e gestão de custos, porém se esquecem dos temas do dia a dia que também podem comprometer as contas.
Diariamente, produtores rurais enfrentam muitos desafios que carecem de ação rápida. Uma peça da colheitadeira ou do sistema de irrigação apresentou defeito, uma doença foi identificada na lavoura ou um animal de elite se acidentou…
Estes problemas, quando não resolvidos a tempo pelo produtor, certamente podem elevar os custos ou até mesmo reduzir a produtividade.
Por isso, é essencial estar sempre atento e preparado para resolver os problemas do dia a dia. As dicas mais importantes neste caso são:
- Tenha peças de reposição à disposição sempre que necessário;
- Esteja em contato direto e constante com seus colaboradores, pedindo a eles que relatem qualquer problema que porventura podem ocorrer;
- Tenha contato direto com veterinários, agrônomos e lojas agropecuárias, facilitando a comunicação em caso de urgência. Isso irá reduzir seus custos e evitará deslocamentos desnecessários.
Para estes casos, é fundamental que sua fazenda tenha um sistema de comunicação de maior qualidade, ou seja, tenha em um excelente sinal de celular.
Ao melhorar o sistema de comunicação na sua fazenda, as tomadas de decisão do dia a dia serão facilitadas e ocorrerão de uma forma muito mais rápida. Portanto, invista em um eficiente sistema de comunicação e consiga reduzir custos na sua fazenda ou sítio.
Você quer reduzir os custos na sua fazenda?
Você pode começar fazendo um estudo de viabilidade de sinal para a sua fazenda ou sítio.
Solicitar estudo