3 dicas para quem quer abrir um negócio no setor agrícola
Meta-descrição: Abrir um negócio no setor agrícola é uma ótima oportunidade de integrar tecnologia e agronegócio. Confira as dicas para empreender nesse segmento.
Palavras-chave: setor agrícola; abrir um negócio.
O setor agrícola é um dos impulsionadores do Brasil no cenário mundial e representa uma grande fatia da produção nacional. Sua importância não é recente, e hoje podemos considerar que o agronegócio move a economia de forma positiva. Assim, é compreensível o desejo de abrir um negócio no setor.
Com a evolução da tecnologia, faz todo sentido alinhar o agronegócio com o digital. Para abrir um negócio no setor agrícola, deve-se pensar no desenvolvimento tecnológico e na modernização das práticas de produção.
Quer mais dicas para abrir um negócio de sucesso no setor agrícola? Continue acompanhando a nossa publicação!
Dicas para abrir um negócio no setor agrícola
Abrir um negócio no setor agrícola é uma ótima opção de investimento, principalmente quando se considera o mercado brasileiro. Mesmo com os efeitos negativos da pandemia de COVID-19 na economia, o agronegócio deve ter um crescimento expressivo.
O cenário internacional ainda proporcionou um melhor ambiente para negócios nesse setor. Esse fato incide diretamente na capacidade de absorver novas figuras no que se refere à economia brasileira.
Tecnologia pode impulsionar sucesso de novos negócios
A população brasileira está crescendo e deve crescer ainda mais com o passar dos anos. Assim, um problema surge: a produção de alimentos. O agronegócio tem, sim, espaço para crescimento, se mantiver a atenção na produtividade do setor.
A tecnologia é a principal aliada na hora de entregar mais produtividade utilizando o mínimo possível de recursos. Além de manter bons índices de eficiência, também ficam garantidos a sustentabilidade e o cuidado com a fauna e a flora.
Nesse sentido, uma das principais necessidades é a internet, principalmente a conectividade entre dispositivos e com outras fontes de informação. Outros itens de tecnologia e inovação também são importantes, como o painel solar e um bom sinal de celular.
Primeira dica: instale um painel solar no seu agronegócio
É estranho pensar que a primeira dica para abrir um negócio no setor agrícola seja instalar um painel solar. Isso significa fazer um investimento logo no início da jornada, sem a certeza de que valerá a pena.
Mas, sim, é isso mesmo! Instalar um painel solar no seu agronegócio é uma ótima forma de obter retorno a médio e longo prazo.
O investimento tem retorno total num prazo de 4 a 6 anos. Sua vida útil pode chegar a 30 anos em alguns casos. Ou seja, seu negócio terá quase 25 anos de energia elétrica sem nenhum custo, fora a manutenção correta do equipamento.
Segunda dica: utilize a tecnologia para otimizar seu planejamento
A tecnologia é a principal aliada na hora de entender como o negócio do setor agrícola será criado e mantido. Além disso, também é um ótimo indicador para visualizar o andamento do agronegócio e auxiliar na tomada de decisão.
Acompanhando os dados de produção, é possível entender o cenário ideal e promover melhores ações. Essas ações serão embasadas e darão uma real visão do que esperar do negócio.
Outro ponto importante é integrar fontes externas de informação, como previsão do tempo, compra de insumos e cenários internacionais.
Terceira dica: tenha uma boa antena e um bom sinal de celular no seu negócio
A terceira dica é essencial para se manter conectado e serve como base para outras etapas. Ter uma boa antena de sinal de celular no seu agronegócio é vital para um acesso de qualidade à internet – e um estudo de viabilidade é o ponto de partida!
Num cenário de transformação digital, uma antena de boa qualidade permite que a informação do agronegócio seja enviada e consumida. Comunicação com clientes, logística e relação com fornecedores – todo o processo se torna mais fluido, facilitando a evolução do negócio já adaptado ao futuro.
Saiba mais!
O agronegócio representa uma grande parcela da economia brasileira e tem um ótimo panorama de crescimento quando associado à tecnologia. Abrir um negócio no setor agrícola é uma boa oportunidade de integrar e aproveitar esse ambiente de expansão.
Quando as ideias são colocadas em prática e o negócio já nasce em conjunto com a tecnologia, a diferença é evidente.
Entre em contato com nosso time e faça um estudo de viabilidade para ter um ambiente conectado no seu agronegócio!