Você vive e trabalha em um ambiente afastado da zona urbana? Então, você sabe melhor do que ninguém que a internet rural tem sido cada vez mais necessária para a realização de diversas ações tanto de gerenciamento quanto de geração de dados.
No atual contexto, a internet rural vem se tornando fundamental em um ambiente em que diversas regiões do Brasil têm acesso à internet bastante restrito, devido à sua localização e à falta de infraestrutura.
Mesmo diante das muitas dificuldades de infraestrutura e tecnologia, a internet rural tem evoluído muito no Brasil, com muitas opções sendo disponibilizadas para o produtor rural. Mas ainda há certa dificuldade em instalar, por conta própria, um equipamento que ofereça um sinal de qualidade para a região.
Veja então o que é internet rural e confira algumas dicas sobre os equipamentos necessários e como instalá-los no campo com a máxima eficácia.
O que é internet rural?
Seguindo sua definição padrão, a Internet rural é a internet oferecida para áreas que estão longe das cidades, ou seja, na área rural. Essa forma de internet recebe uma denominação específica porque muitas das tecnologias encontradas nas cidades e polos comerciais não chegam às regiões mais distantes, tais como chácaras, sítios e fazendas.
Para conseguir que a internet chegue à essas regiões são utilizadas tecnologias de amplo alcance, que podem variar de acordo com altitude, proximidade com cidades e outras questões geográficas.
Assim, para que a internet chegue com qualidade, algumas possibilidades são possíveis, como veremos a seguir.
Tecnologias que levam internet rural à chácaras, fazendas e sítios
Entre as possibilidades de internet rural o produtor rural pode escolher entre:
Internet rural via satélite – Essa é uma das mais comuns formas de internet no meio rural. Apresenta ampla cobertura, chegando a locais mais isolados e sem muito acesso tecnológico.
Internet rural via rádio – Funciona por meio de ondas de radiofrequência que emite o sinal para o computador ou celular. As ondas são transmitidas de uma torre posicionada na região e são captadas por uma antena que deve ser instalada na propriedade, sem a necessidade de muitos equipamentos como fios e cabos.
Internet rural discada – Essa forma de ter internet já está um tanto quanto defasada, diante das novas tecnologias, que são mais estáveis e rápidas. Mas para o meio rural ela pode ser uma ótima alternativa, sendo também considerada um tipo de internet rural.
Essa tecnologia utiliza as linhas telefônicas, exigindo uma linha fixa e um provedor que estabeleça a conexão.
Modem 3G e 4G para internet rural – Essa tecnologia é muito comum para conexões em aparelhos celulares. Seu alcance tem crescido consideravelmente nos últimos anos, chegando a regiões mais afastadas, por isso pode ser uma alternativa de internet rural para quem precisa e não está tão distante das cidades.
Uma das vantagens da internet rural, essencialmente aquela que faz uso de sinais de satélite ou de rádio é que não há a necessidade de grandes obras para que o sinal chegue até o consumidor.
No caso da internet provinda do satélite, aproveita-se uma estrutura já existente. Já para a internet via rádio são utilizadas antenas, que devem ser instaladas com uma certa proximidade do local que se deseja ter a internet, pois o sinal não tem longo alcance.
Equipamentos necessários para ter uma internet de qualidade na propriedade
Para que a internet rural seja obtida na zona rural com maior eficiência, alguns poucos equipamentos de telecomunicação serão necessários. Estes equipamentos vão desde os mais diferentes tipos de antenas (coletoras e servidoras) até torres telescópicas e repetidores de sinal.
Veja alguns destes equipamentos a seguir:
- Antena Painel, que oferece:
- Maior qualidade e estabilidade do sinal aos celulares;
- Maior área de cobertura fornecida por uma única antena, com ampla abertura horizontal;
- Possibilidade de utilizar vários repetidores em uma única antena, por atender cinco faixas de frequências distintas;
- Antena yagi direcional para recepção de sinal de celular, utilizada para recepção de sinal de celular, oferecendo:
- Utilizada com operadoras que trabalham na faixa de 700 MHz, em instalações comerciais e residenciais, além de sítios, fazendas e casas de veraneio;
- Indicada para áreas com frequentes quedas de chamada ou sinal fraco;
- Pode ser usada para acesso de internet via celular (GPRS / EDGE / 3G) ou para monitoramento de sistemas de segurança.
- Antena parabólica que pode ser utilizada junto ao sistema de captação de sinal de celular (antena coletora).
- Torres telescópicas de 15 metros e de 21 metros, que permitem a instalação da antena numa altura maior.
- Kit repetidor de celular. Este aparelho é uma solução 3 em 1, ou seja, garante a qualidade das ligações de celulares, permite a conexão de internet rural e opera nos sistemas de monitoramento de segurança.
- Módulo amplificador. Disponível em uma diversidade bem grande de modelos.
- Modem roteador, que tem saída para conector de antena rural (padrão SMA)
Quer saber mais sobre esses produtos, e muitos outros, destinados à oferta de internet rural? Então acesse nosso setor de telecomunicações e confira todos nossos produtos.
Como instalar os equipamentos de internet rural na propriedade?
A instalação dos equipamentos que permitem o uso da internet rural é bem simples. Para isso, alguns pontos devem ser seguidos, que são:
Primeiro passo – Você irá precisar de uma estrutura para fixar as antenas. Essa estrutura pode ser as torres telescópicas, uma caixa d’água ou um poste;
Segundo Passo – A antena coletora deverá ficar direcionada para a torre da operação desejada, permitindo assim a captação do sinal enviado. As antenas coletoras possíveis são a Parabólica e a Yagi;
Terceiro passo – Você deve conectar o cabo de maior tamanho na antena coletora (aquela que recebe o sinal) até o lado “BTS Port” do repetidor;
Quarto passo – Conecte o cabo de menor tamanho no lado “USER Port” do repetidor até a antena servidora (que envia o sinal). As antenas servidoras podem ser dos tipos setorial, log periódica, omni, painel e Yagi;
Vale lembrar que a antena servidora deverá ficar à uma distância vertical de 10 a 15 metros da antena servidora.
Quinto passo – Ligue o receptor de sinal de celular em uma fonte de energia elétrica.
Para ver o passo a passo em detalhes veja nosso vídeo explicativo e outras informações complementares.
Pronto! Você terá internet rural na sua propriedade, permitindo que você se aproveite de todos os benefícios e funcionalidades desta tecnologia.
Mas antes é essencial que você faça um estudo de viabilidade de sinal para a sua região. Veja como esse estudo de viabilidade funciona e faça uma simulação gratuita neste link.
Conheça o site da Bit Electronics e veja todos nossos produtos relacionados à telecomunicação rural.